Com avanço da tecnologia, fraudes em concursos públicos estão se tornando rotineiras e a máquina está inchada e ineficaz
Demorou demais
Na verdade uma década para que a Polícia Federal finalmente resolvesse fazer uma operação nas empresas que participam das obras de transposição do rio São Francisco. Um vergonha, um vexame. Uma obra de extrema importância para o Nordeste. Milhares de famílias morrem de fome e sede nas mãos de coronéis por falta de água, que poderia ser suprida com a transposição. Recentemente o Fantástico fez reportagem sobre a condição de miséria que se encontram moradores da região. É dramática a situação.
Drama
Também vive os moradores da cidade de Mariana (MG) que foi engolida por uma lama tóxica que além de destruir todos os bens dos moradores, matou 16 pessoas (acharam mais um corpo nesta sexta-feira) e contaminou rios e o mar. Interessante que ninguém foi preso, os executivos da empresa Samarco, responsável pela barragem se recusam a prestar quaisquer esclarecimentos junto à sociedade. Pagaram bem as licenças. Pagaram com gordas doações a políticos vagabundos vendidos. Enquanto isso, os moradores choram a perda de entes queridos e de seus bens.
Mas o Brasil é terra de ninguém
Golpistas por aqui proliferam igual larva de mosquito da dengue. Lembram-se do Palace II, no Rio de Janeiro? O vagabundo que havia construído aquela arapuca usando areia da praia morreu sem pagar pelo crime. Aqui mesmo em Rondônia tivemos o rompimento da barragem de Apertadinho, que destruiu mais de 1.300 hectares de floresta. Isso aconteceu há 7 anos e até hoje ninguém foi punido. No Brasil, país dos mil escândalos, os casos se sobrepõe. São tantos que fica difícil obter punição.
Vai depor
Dia 17 de dezembro, próxima quinta-feira, está marcado o depoimento do ex-presidente Lula à Polícia Federal. Ele vai falar sobre os negócios do filho, que está sendo investigado na Operação Zelotes, que apura a venda de Medidas Provisórias no governo Lula que favoreceu montadoras no país. O rapaz teria recebido um gordo pixuleco.
Bolha
A administração de Lula foi marcada pela euforia principalmente das camadas mais baixas da população. O brasileiro passou a acreditar que vivia em um país mágico, onde tudo era dado pelo governo e que essa conta jamais seria paga. Uma espécie de maná infinito. As concessionárias nunca venderam tanto. Os banqueiros abriam sorridos de orelha a orelha, com financiamentos a perder de vista. Veio a febre da “linha branca” quando o governo, por força de Medida Provisória concedeu isenção nos produtos como geladeiras, fogões e freezers. O FIES enchia as faculdades particulares, que jogaram as mensalidades a preços astronômicos, enquanto isso, as universidades públicas foram sendo sucateadas cada vez mais.
Agora estourou
Ainda na campanha de 2014 já se previa que estava chegando a hora de pagar as contas de doze anos de ilusão. Mas a população, entorpecida, se recusou a ver o óbvio, embalada por um discurso populista traçado pelos marqueteiros petistas que, confiando na memória curta do brasileiro, apostaram na mentira deslavada. Como resultado, temos uma crise financeira que vem trazendo o brasileiro de volta à realidade dura, a de que nossa economia é frágil e que podemos voltar aos anos 80 e 90, quando a inflação galopante nos transformou em uma Venezuela.
Mudança já
O Brasil não precisa de discursos fáceis, nem de Lula nem de Aécio. Precisamos de alguém responsável, que tenha coragem de fazer uma mudança estrutural no sistema. Temos que mudar a tributação, a legislação trabalhista e principalmente, investir maciçamente em educação e qualificação. É apenas dessa forma que o Brasil encontrará um caminho sólido, onde teremos uma economia que vai permitir oportunidade a todos. Enquanto o Estado Brasileiro continuar dando os peixes ao invés de ensinar a pescar, vamos continuar nessa eterna instabilidade.
Fraudes
A Polícia Federal descobriu um esquema que pode ter fraudado mais de 40 concursos públicos nos últimos anos, com uso de pontos eletrônicos. O país precisa rever essa metodologia de contratação para o ingresso no serviço público. Com o avanço da tecnologia, vai se tornar inviável a realização de provas livres de fraudes. Sem contar que concurso não é parâmetro de competência. Métodos mais eficazes estão sendo utilizados em outros países. A máquina pública brasileira está inchada e ineficiente. A quantidade de servidores nunca é suficiente para atender a demanda e cada vez os salários precisam ser mais altos para serem atrativos. Uma hora essa conta vai ser cobrada e ela arrebenta na previdência.
Um exemplo
De modernização da máquina pública é o Chile, que adotou uma série de medidas para melhorar o atendimento e principalmente, evitar interferências políticas no serviço público. Uma reportagem bem interessante da Revista Exame mostra que é possível ter uma máquina pública eficiente. Para conferir, CLIQUE AQUI.
Na Prime
Chegou a nova linha de sais, molhos e temperos. Chegaram também trufa, camarão, cogumelo porcini e bacalhau. Vai conferir. na Avenida Jorge Teixeira, 2773.
Estressou
O governador Confúcio Moura azedou porque recebeu, via whats, um vídeo falando sobre um surto de meningite que estaria acontecendo em Jaru e Ariquemes. Ele disse que viu, acionou a SESAU e não ficou “nada comprovado”. Pode até não ser “surto” governador, mas aqui mesmo, em Porto Velho, uma criança está internada em uma UTI em hospital particular com meningite. O caso é grave e requer mais do que mensagens no Facebook. Requer, de fato, uma intervenção da secretaria de Saúde para resolver esse problema e aí sim, evitar um surto.
Usa GPS em viagens de carro? Veja como proceder para não ter problemas
Muita gente usa o GPS atualmente em viagens, mas se você não tiver cuidado, pode cair em uma situação bem complicada. O GRUPO LF, que representa as marcas Mitsubishi, Citroen e Peugeot, dá três dicas que você precisa seguir para não problemas. Utilize aplicativos que mostrem atualizações sobre as estradas, na internet é fácil encontrar aplicativos de celular como o Waze e o próprio Google Maps, que informam ao usuário se há problemas nas rodovias. Essa utilidade é mais fácil de funcionar se utilizada em cidades grandes ou em estradas conhecidas — principalmente quando o aplicativo utilizado for o Waze, que é atualizado pelos próprios usuários. Os aparelhos de GPS de carros normalmente apresentam atualizações menos instantâneas, então acidentes, obras e problemas na iluminação ou sinalização são menos prováveis. Dê preferência às vias principais, utilize estradas maiores, mais conhecidas, com mais movimento, isso diminui a probabilidade de surpresas. Hierarquizando o que é principal e o que é secundário, o motorista fica menos sujeito a entrar em uma região de risco. Alem disso, vias principais normalmente são utilizadas por mais usuários dos aplicativos, o que garante mais atualizações sobre possíveis problemas. Estude o trajeto antes de sair de casa, não significa abrir um mapa e fazer um estudo cartográfico das cidades, mas ter uma ideia de o que esperar no caminho. Uma breve pesquisada no Google Maps ou mesmo num mapa de papel pode ajudar o motorista.
E a zika?
Chuvas aumentando mas não vi nenhuma movimentação dos organismos responsáveis pela contenção de doenças como zika e dengue na região de Porto Velho, famosa por ter surtos desse tipo de doença. A capital é de longe uma das cidades com mais mosquitos que eu conheço. E o clima ajuda na proliferação dessas pragas. Nessa altura do campeonato era para a prefeitura estar jogando fumacê em toda a cidade e realizando visitas em quintais e terrenos. A Câmara de Vereadores podia se mexer também, apresentando e aprovando uma lei para multar proprietários de imóveis onde fossem encontrados focos de dengue, malária ou outras peçonhas.
Tudo Aqui
Um elogio. O sistema do Tudo Aqui funciona. Tem evitado filas e demonstra que as equipes estão afiadas. Uma crítica. O prédio, apesar de ter passado por uma longa reforma, continua apresentando velhos problemas, inclusive algumas goteiras que enchiam o saco no passado. Continuam no mesmo lugar.
Novo corregedor
O desembargador Hiram Marques é o novo corregedor do Tribunal de Justiça de Rondônia. Ele substitui Daniel Lagos,k que vai para a 1ª Câmara Criminal. Hiram Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia por três mandatos consecutivos e foi pelo quinto constitucional da OAB nomeado desembargador do TJRO desde 2014 onde atuava na 1ª Câmara Criminal, além de lecionar nas faculdades particulares.
Clínica Mais Saúde informa – Dormir com os bichos de estimação faz bem, diz estudo
Uma boa notícia para os donos que adoram dormir com os pets: passar a noite com o bicho de estimação faz bem, segundo uma nova pesquisa publicada pelo Centro de Sono da Mayo Clinic, em Scottsdale, Arizona. As informações são do Daily Mail . Estudiosos avaliaram 150 pacientes e descobriram que quem dormia com o gato ou com o cachorro se sentia mais seguro, diferentemente do que decretara uma pesquisa anterior, a qual alertava que dormir com os pets danificava a qualidade do sono. De acordo com o novo relatório, 56% dos participantes dividiam a cama com o bicho de estimação e apenas 20% reportou ser acordado pelo pet no meio da noite. Outros 41% afirmaram que se sentiam melhor ao dormir com o animal. A razão é que deixar o cão ou o gato na cama relaxa e dá a sensação de segurança. “Uma senhora solteira de 64 anos comentou que se sentiu melhor ao dormir com o cachorro, que se aconchegou perto de seus pés. Outra mulher, casada, descreveu seus dois cães como ‘aquecedores de cama’, e disse se sentir mais calma quando o gato dormia em seu peito”. Em 2013, entre as pessoas que frequentavam a clínica e tinham bichos de estimação, 10% haviam culpado, parcialmente, seus animais pelas noites mal dormidas. Um bom aumento se comparado ao 1% de 2002 (resultado obtido em uma conferência). O psiquiatra e autor do estudo, Lois Krahn, afirma que “apesar da maioria dos pacientes não achar que seus bichos atrapalham o sono, uma grande porcentagem já experimentou a sensação de irritação”. Ele explica que isso pode estar relacionado com o maior número de famílias que possuem vários bichos. “Quando as pessoas têm esse tipo de problema, os médicos precisam conversar sobre os bichos de estimação e ajudar a otimizar o sono dos pacientes”, aconselha.
Add Comment