Agronegócio

Brasil deve produzir recorde de 60,5 mi sacas de café em 2018, diz Safras

O Brasil deve produzir um recorde de 60,5 milhões de sacas de café na safra deste ano, em fase inicial de colheita, projetou nesta quarta-feira a Safras & Mercado, conforme a cultura se recupera de secas recentes e tende a ser beneficiada pela bienalidade positiva do arábica.

O volume é 20 por cento superior à estimativa revisada de 50,6 milhões de sacas do ciclo passado. Também supera a previsão de até 58,5 milhões de sacas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, a bienalidade positiva para o arábica, a retomada da safra de conilon e o clima favorável à granação nesse início de 2018 sustentam o otimismo produtivo no Brasil.

“É verdade que o atraso nas floradas, associado à seca e à temperatura acima da média no início da primavera em 2017 colocaram em xeque o potencial produtivo do arábica, especialmente na Mogiana em São Paulo e no Sul de Minas Gerais. No entanto, as lavouras conseguiram se recuperar”, afirmou, em nota.

Segundo ele, mesmo sem atingir o potencial pleno produtivo, a safra de arábica deve ser muito boa nessas regiões.

“Porém o grande destaque positivo da temporada 2018/19 é mesmo a safra de conilon (robusta). Depois de uma sequência de três anos de safras baixas, em função da falta de chuva, a produção de conilon do Espírito Santo deve se recuperar bem em 2018, o que garante o avanço de conilon nacional”, destacou.

Conforme a Safras, o Brasil deve produzir 44,8 milhões de sacas de arábica neste ano (alta de 16 por cento) e 15,7 milhões de conilon (mais 30 por cento).

2017/18

Quanto à safra já colhida, a 2017/18, a comercialização atingiu 89 por cento do total.

Segundo a consultoria, as vendas estão no mesmo ritmo do ano passado, quando 89 por cento da safra 2016/17 estava comercializada até então. No entanto, a comercialização está à frente da média dos últimos cinco anos, que é de 86 por cento para esta época.

Para Barabach, a comercialização de café perdeu ritmo, o que é natural nesse período de entressafra.

“É verdade que o interesse de venda aumentou, diante da proximidade de uma safra recorde no Brasil. No entanto, o preço baixo e a falta de agressividade da demanda externa por café do Brasil ainda mantém distante as pontas e ajuda a tirar liquidez dos negócios.”

FONTE: REUTERS

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]