Atualidades

Bolsa sobe 1,8% e dólar cai 1% com turbulência política

Vitória da oposição para comandar a comissão do impeachment influencia o mercado

RIO – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sobe 1,77% e o dólar comercial cai 1,04% nesta quarta-feira, cotado a R$ 3,772, com os investidores reagindo positivamente ao noticiário sobre o impeachment. Embala o mercado a derrota do governo no fim da tarde de ontem, com a chapa da oposição vencendo eleição para comandar a Comissão Especial do Impeachment. O mercado financeiro tem reagido positivamente, em grande parte, a notícias que favorecem o afastamento da presidente Dilma Rousseff. A alta da Bolsa se dá apesar de, no fim da noite, decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a instalação da comissão na Câmara dos Deputados até a quarta-feira da próxima semana.

— A julgar pela reação dos investidores internacionais ontem no fim da tarde, o mercado ficou feliz com a vitória da oposição no Congresso. O EWZ, fundo negociado em Nova York que acompanha a nossa Bolsa, disparou depois da notícia. O evento continua sendo percebido como positivo. A decisão do STF, na verdade, funcionou até como um limitador para o bom desempenho hoje no mercado interno — afirmou Paulo Gomes, economista-chefe da Azimut Wealth Management.

Ontem, após o fechamento do mercado, o governo sofreu derrota importante quando, com 272 votos a favor, a chapa da oposição venceu a disputa e vai comandar a Comissão Especial do Impeachment, que terá 65 deputados. A chapa governista obteve 199 votos na votação, que foi secreta. Imediatamente após o anúncio, os papéis da Petrobras negociados na Bolsa de Nova York dispararam, fechando em alta de 4,7%.

Na agenda doméstica, o indicador mais importante desta quarta é a inflação oficial medida pelo IPCA, do IBGE. Os preços subiram 1,01% em novembro, acima do que esperavam os economistas e dos 0,82% registrados no mês anterior. É também a maior taxa para o mês de novembro desde 2002, quando foi de 3,02%. No resultado acumulado nos últimos 12 meses, a inflação é de 10,48%, a maior desde novembro de 2003, quando foi 11,02%. No ano, a taxa é de 9,62%, a mais alta desde 2002.

Fonte: oglobo

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress