Interessante

Bolsa Família será antecipado em Brumadinho

O Ministério da Cidadania vai antecipar o pagamento de fevereiro do Bolsa Família a 1.506 famílias de Brumadinho, que estão inscritas no programa, e foram atingidas, de alguma forma, pela ruptura da barragem da Vale no município. O adiantamento da folha de pagamento de fevereiro, junto com a de janeiro, está sendo organizado pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, junto com a Caixa Econômica Federal. Terra vai inclusive visitar a área do desastre nesta semana.

Segundo o governo, 5.120 pessoas dependem do Bolsa Família em Brumadinho. A Caixa, que operacionaliza os pagamentos, foi autorizada no sábado a adotar ações internas para garantir o saque do benefício. Um esquema especial foi montado na agência da cidade para receber os beneficiário.

A onda de lama chegou ao rio Paraopeba, mas, segundo o governo, começou a perder força. Na tarde de ontem, os rejeitos se movimentavam a uma velocidade de menos de um quilômetro por hora, em direção à Hidrelétrica de Retiro Baixo, a cerca de 286 quilômetros do local do desastre. O reservatório é considerado estratégico pelos técnicos do governo para impedir que os rejeitos de minério contaminem o rio São Francisco, provocando um desastre ambiental ainda mais elevado que o registrado na chamada “zona vermelha”.

A informação foi divulgada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A previsão é de que a lama chegue a Retiro Baixo entre os dias 2 e 6 de fevereiro. Há uma probabilidade baixa de que a onda de lama contamine o rio São Francisco.

— A probabilidade é reduzida, mas tem. Não está descartado — disse Canuto.

O ministro disse ainda que a agência instalou 47 pontos de coleta no rio Paraopeba para avaliar a qualidade da água. O resultado da análise deve sair depois de amanhã. Caso a contaminação seja constatada nesses pontos, o abastecimento de água pode ficar comprometido para uma população de 3 milhões de pessoas que vivem em municípios mineiros.

FONTE: EXTRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com