Teia Digital

Bolsa Brasileira com desempenho superior aos mercados internacionais – Por Silvio Persivo

 

Recuperação da memória. “Este pessoal já mostrou que não pode ver um cofre” (Heráclito Fortes).

SENAI OFERTA CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para cursos do Programa de Gratuidade Regimental, com 1.365 vagas para a Aprendizagem Industrial Básica e 622 para Aprendizagem Industrial Técnica, nas unidades do SENAI Rondônia dos municípios de Porto Velho Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. São 490 vagas na modalidade presencial e 1.497 vagas para  Educação a Distância (EAD). Neste primeiro momento, as vagas serão preferencialmente para o atendimento das demandas das indústrias contribuintes para o cumprimento da cota de jovens aprendizes, conforme o Decreto nº 6.635 de 2008 e as diretrizes do SENAI.  As Indústrias poderão reservar vagas nos Cursos de Aprendizagem Industrial (listados no item 8 dos Editais nº 23.2023.1 – para os Cursos Básicos e 24.2023.1 para os Cursos Técnicos) e matricular os jovens aprendizes, por elas selecionados, obedecendo os requisitos necessários para ingresso dos cursos. Havendo vagas possíveis não reservadas pelas indústrias, serão ofertadas para jovens da comunidade, seguindo a ordem de inscrições pelo site do SENAI-RO.

MAIS DE 680 MIL VAGAS DE TRABALHO TEMPORÁRIO SERÃO CRIADAS NO ÚLTIMO TRIMESTRE

O 2º semestre vem surpreendendo positivamente em relação às contratações temporárias. Isto é o que aponta a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), que prevê a geração de mais de 680 mil vagas temporárias neste 4º e último trimestre (outubro, novembro e dezembro), que devem ser puxadas, principalmente, pelas datas sazonais como Black Friday, Natal e Ano Novo. Segundo o presidente da ASSERTTEM, Marcos de Abreu, “O segundo semestre está respondendo acima de nossas expectativas. Com destaque para o movimento acelerado do turismo, tanto de lazer quanto de negócios”. Segundo ele, o setor de Serviços deve ter destaque no período. Casas de eventos esportivos, shows, festivais; hotéis; feiras gastronômicas; cinemas; casas noturnas; bares que demitiram muito durante a pandemia, agora estão voltando a repor seus quadros de pessoal, se apoiando na modalidade do Trabalho Temporário. “Esse setor foi muito prejudicado, mas agora possui o incentivo do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), instituído pela Lei nº 14.148/2021. Assim, com as festas de final de ano, a tendência é aumentar a contratação de temporários”, explicou Abreu. Já a Indústria segue liderando as contratações (55%) e o Comércio (15%) terá também um incremento, principalmente, pela alta demanda da Black Friday e do Natal. Afirma Abreu que com a definição da política nacional a tendência é que as contratações temporárias decolem. “Muitas empresas seguram as contratações para uma melhor análise do cenário nacional. Porém, assim como foi durante a pandemia, em momentos de incerteza ou instabilidade econômica, o mercado se apoia na modalidade do Trabalho Temporário para seguir atendendo suas demandas. Por isso, a expectativa na geração de vagas é positiva”, concluiu. Em Rondônia a estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia é de que sejam criados 4.420 empregos temporários no último trimestre.

INDÚSTRIA DO AMAZONAS CRESCE 7% EM AGOSTO

Em agosto a indústria amazonense cresceu 7% na variação mensal, um acréscimo de 13,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isto, o Estado ampliou sua vantagem no acumulado de janeiro a agosto (+3,6%), mas segue negativo nos últimos 12 meses (-1,2%), segundo a pesquisa mensal do IBGE para o setor. Com o aumento de 7% na atividade industrial  o Amazonas sair do 11º lugar para a liderança do ranking das 14 unidades federativas pesquisadas. Ficou com uma boa vantagem em relação ao Rio de Janeiro (+3,3%) e São Paulo (+2,6%), numa lista com apenas seis desempenhos positivos e uma estabilidade. Em contrapartida, Pará (-6,2%), Santa Catarina (-4,8%) e Espírito Santo (-3,9%) ficaram no rodapé.  O incremento anual (+13,4%) no indicador de produção industrial fez o Estado se segurar na segunda colocação no ranking, ficando muito atrás apenas do Mato Grosso (+29,9%) e logo à frente do Rio de Janeiro (+6,4%), enquanto Espírito Santo (-12,2%) e Pará (-8,7%) amargaram os piores números.

BOLSA BRASILEIRA COM DESEMPENHO SUPERIOR AOS MERCADOS INTERNACIONAIS

Com o Ibovespa acumulando uma alta de quase +10% em reais, e +20% em dólares, e os mercados globais acumulando quedas de 20% a 35%, a  Bolsa brasileira continua com um desempenho superior aos índices internacionais. Segundo os especialistas isto se deve a  1) uma grande exposição dos setores mais procurados por investidores globais como commodities e bancos, 2) os múltiplos muito atrativos, e 3) as altas nas taxas de juros, atraindo investidores estrangeiros tanto para a renda fixa e para a Bolsa. O resultado é que  setembro foi um mês positivo para o fluxo de capital estrangeiro na Bolsa brasileira, com uma entrada líquida de R$ 600 milhões. O total acumulado de 2022 é de +R$ 89,9 bilhões.

CARROS ELÉTRICOS AUMENTAM VENDAS EM 50% EM SETEMBRO

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os carros elétricos e híbridos registraram o maior crescimento nas vendas entre todos os segmentos do mercado nacional no mês de setembro, com o aumento de 50,3% no número de emplacamentos em comparação a agosto. No mês de setembro, 6.391 unidades foram emplacadas, impulsionadas pelas versões híbridas de carros como o Toyota Corolla Cross e Toyota Corolla, os mais vendidos dos eletrificados. O Caoa Chery iCar anotou 571 emplacamentos nos últimos 30 dias e modelos como o Renault Kwid E-Tech, Audi e-Tron e Volvo XC40 Recharge também se destacaram. No acumulado do ano, os carros eletrificados alcançaram 32.242 unidades emplacadas, 41,75% a mais do que no ano passado.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com