Fogo atingiu 1.200 hectares em seu pico e hoje se encontra em 390 hectares com chamas de menor intensidade
O incêndio ocorrido em um parque natural boliviano na fronteira com Brasil e Paraguai está sob controle, segundo anunciou neste domingo (30) o governo da Bolívia, que também confirmou que o fogo atingiu 1.200 hectares da reserva.
“O incêndio na área protegida de Otuquis, no departamento de Santa Cruz, está controlado”, declarou o Ministério de Meio Ambiente e Água em mensagem no Facebook.
O incêndio “alcançou 1.200 hectares em seu pico” e hoje se encontra em 390 hectares, segundo o relatório da pasta, que afirma que o fogo “diminuiu a intensidade e está controlado”.
A “redução considerável” do incêndio foi observada por imagens de satélite e a situação atual será confirmada em um sobrevoo de autoridades nacionais e regionais, disse o Ministério da Defesa boliviano.
Nove caminhões com apoio estão a caminho da cidade de San Ignacio, na Chiquitania, área duramente atingida por incêndios em 2019, para montar “um acampamento base para a implementação de uma Defesa Civil regional”.
De acordo com o Ministério da Defesa, o comboio transporta tanques para o armazenamento de água, mangueiras, equipamentos para bombeiros, ferramentas e bombas de água, entre outros elementos.
O incêndio foi registrado no parque nacional e área natural de gestão integrada de Otuquis, que faz fronteira com Brasil e Paraguai. As tarefas de extinção envolveram o governo nacional, o governo de Santa Cruz e as Forças Armadas.
Acredita-se que por trás do incêndio estão caçadores furtivos que se deslocam nos arredores da estrada que vai ao Paraguai e tendem a driblar os controles da fronteira, segundo explicou no sábado o vice-ministro do Meio Ambiente, Magin Herrera.
O parque de Otuquis abrange mais de um milhão de hectares e possui 1.647 espécies de plantas, 700 de mamíferos, 400 de peixes e 1.100 de borboletas. A reserva faz parte do Pantanal boliviano.
FONTE: EFE


























Add Comment