Nos últimos dias de seu mandato, presidente dos EUA destacou a importância de apoiar as famílias das vítimas; ataque deixou 15 mortos e 35 feridos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou Nova Orleans nesta segunda-feira (2) para prestar solidariedade às famílias das vítimas do ataque ocorrido no Ano Novo, quando um caminhão avançou contra foliões na Bourbon Street. O ataque deixou 15 mortos, incluindo o motorista, e 35 feridos.
Emocionado, Biden disse que sua mensagem às famílias será pessoal. “Já passei por isso. Não há muito que se possa dizer a alguém que perdeu entes queridos de forma tão trágica”. O presidente, que está a menos de duas semanas de deixar o cargo, ressaltou a importância de manter o apoio às famílias e afirmou que o momento é de resiliência para a cidade.
O atentado, considerado um ato terrorista, foi cometido por Shamsud-Din Bahar Jabbar, de 42 anos, um veterano do Exército que morava no Texas. Jabbar avançou em alta velocidade contra uma barricada antes de atingir a multidão. Durante a troca de tiros com a polícia, ele foi morto. De acordo com o FBI, o motorista havia publicado vídeos nas redes sociais horas antes do ataque, nos quais fazia ameaças.
No caminhão usado no ataque, foram encontradas uma pistola, um fuzil AR-15, possíveis explosivos e uma bandeira do Estado Islâmico (EI). Anne Kirkpatrick, superintendente da polícia de Nova Orleans, classificou o ato como deliberado e intencional.
Os investigadores apuram agora se Jabbar tinha conexões com organizações terroristas ou recebeu ajuda para realizar o ataque.
FONTE: SBT NEWS
Add Comment