Material sobre Estado Islâmico e uniformes de treinamento militar foram apreendidos
BRUXELAS — As autoridades belgas prenderam nesta terça-feira dois suspeitos de planejar atentados durante as festas de fim de ano em Bruxelas. A investigação revelou “uma ameaça de ataques graves que teria como alvo vários lugares simbólicos”.
Operações policiais foram realizadas em Bruxelas e nas províncias de Flemish Brabant e Liege no domingo e na segunda-feira. Foram encontrados uniformes de treinamento militar, material de propaganda do Estado Islâmico (EI) e um computador, que será analisado pela polícia. Contudo, não foram achados armas ou explosivos. A identidade dos suspeitos não foi informada, nem se seriam homem ou mulher.
A promotoria belga informou que não há mais detalhes que poderiam ser divulgados, mas que o material coletado e os detidos não têm ligação com os ataques de 13 de novembro em Paris.
Seis pessoas foram levadas para interrigatório, mas quatro foram libertadas. Duas foram colocadas sob custódia por acusações que incluem participação nas atividades de um grupo terrorista como um líder ou ator secundário. Um deles é suspeito de liderar e recrutar militantes para uma célula terrorista.
A Bélgica está em alerta máximo desde os atentados coordenados na capital francesa. Dois dos homens-bomba de Paris, Brahim Abdeslam e Bilal Hadfi, moravam na Bélgica.
Em novembro, Bruxelas ficou quatro dias paralisada, com universidades, escolas e o sistema de metrô fechados, em meio a temores de um ataque no estilo de Paris.
Fonte: oglobo
Add Comment