E ainda, irmão do governador se autoproclama “reverendu” e inicia campanha de arrecadação para construção de hospital em Ariquemes. De cara, nomeou a esposa como “diretora”
Só para relembrar
Quando ocorreu o acidente em Mariana (MG) envolvendo a tal Samarco eu alertei na coluna que não daria nada para a empresa e que os únicos a serem penalizados seriam os moradores que perderam tudo (alguns a própria vida) devido a irresponsabilidade da empresa. O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2015, estamos em janeiro de 2016 e nesse período já vieram à tona dezenas de revelações assustadoras, entre elas que a empresa não tinha sequer um projeto para a barragem. A empresa foi multada (mas ainda não pagou), ninguém foi preso (nem vai ser).
Como ficou?
Foram 17 mortos, dois desaparecidos, 600 quilômetros de rios destruídos, quase 1500 hectares de vegetação atingidos. Os mais de 600 moradores foram realojados em Mariana, município vizinho. Aqueles que tiveram parentes mortos vão receber R$ 100 mil de indenização. Os outros, receberão R$ 20 mil para cada família. Metade desse valor será descontado da indenização final. Além disso, receberão um salário mínimo, mais 20% para cada dependente e uma cesta básica. Só que eles ainda não receberam.
Em Porto Velho
Nos anos 90 uma campanha de arrecadação de recursos para a construção de um hospital do câncer arrecadou milhões de reais e mobilizou grande parte da sociedade. Foram feitos leilões, doações de empresas e pessoas físicas que resultou em uma construção inacabada na Estrada do Santo Antônio, em uma área que havia sido doada pelo 5º BEC. Após o prédio estar praticamente pronto, uma vistoria do Ministério da Saúde constatou que a unidade não atendia as especificações, e claro, no meio denúncias de malversação de recursos e muita politicagem. Como resultado, lá está um prédio enorme que não tem um propósito definido até hoje.
Em Ariquemes
O irmão do governador Confúcio Moura, Nóbel Moura, que agora se autodenomina “Reverendu Antônio Nóbel Aires Moura”, líder da “Igreja Dimensão do Povoamento Mundial – IDPM”, está arrecadando recursos para a construção do Hospital Evangélico de Rondônia, que segundo ele, terá “150 leitos de UTI”. O hospital já tem uma diretora, Patrícia Freitas Nascimento, que vem a ser esposa do “reverendu Nóbel” (o ‘u’ no final da palavra é uma grafia por ele criada). Não posso torcer contra a construção de unidades hospitalares em Rondônia, mas o tal hospital evangélico, pelo visto, caminha à passos largos para o que seria o hospital do câncer de Porto Velho (não é o atual, sob a responsabilidade de Barretos).
Queda de braço
Nem Raupp, nem Bianco nem Cassol tiveram tantos problemas com guerras de egos como Confúcio vem tendo em sua gestão. Isso vem desde o primeiro mandato, quando os adjuntos mandavam mais que os titulares, em uma total inversão de lógica e hierarquia. Atualmente o conflito mais evidente vem acontecendo em uma das pastas mais importantes do governo, a Sugespe, que tem mais força que a própria Casa Civil. A titular é Isis Queiroz e o diretor executivo (espécie de adjunto) é Elvandro Ribeiro. E há poucos dias atrás, o conflito entre ambos quase resultou em vias de fato dentro da secretaria. Um governador mais presente teria exonerado os dois.
Primórdios
Isis faz de conta que economiza, mas pelo contrário, continua gastando desordenadamente. Exemplo disso são as compras de veículos Toyota. Carros de luxo, que passam por manutenções sem a menor necessidade. São “abastecidos” sem rodar. Uma camionete que não rodava havia 5 anos, “trocou” de motor 4 vezes no período. Tanto Ministério Público quanto Tribunal de Contas já possuem essas informações e estão investigando. A Sedam, por exemplo, tem mais de 200 veículos “emprestados” para outros órgãos. Isis acha que quem vinha denunciando era seu diretor. Em passado recente, ela chegou a colocar Confúcio na parede, exigindo que ele exonerasse o diretor ou ela pediria demissão. Ele aceitou, mas ela recuou.
Bate boca
Ânimos exaltados em função de atritos constantes se transformaram em um bate boca no palácio do governo na semana retrasada, quando foi necessária a intervenção de seguranças para evitar que a situação se tornasse incontrolável. O diretor pediu licença de 30 dias. Isis continua exaltada. Melhor pedir para sair…, vem uma tempestade por ai.
Falando em tormentas
O Ministério Público está investigando o contrato “emergencial” da prefeitura com o consórcio SIM, responsável pelo transporte público de Porto Velho. Já foi proposta uma Ação Civil Pública e as investigações agora avançam em outras esferas. A grande questão é, porque fazer um contrato emergencial se não existia emergência? Tanto Ministério Público quanto Tribunal de Contas querem saber qual o motivo dessa contratação, já que pelo tempo que se arrasta essa crise, o processo licitatório definitivo poderia ter sido feito e a população estaria sendo atendida por veículos novos e não sucatas recondicionadas.
Nas lojas
PAINEL POLÍTICO sai na frente e já disponibiliza o aplicativo do site nas lojas da Apple (Iphone, Ipad) e na GooglePlay (Android). Para baixar, basta fazer a busca por Painel Político nas respectivas lojas. O app é gratuito e facilita na leitura das notícias. Se preferir, pode clicar AQUIpara Android e AQUI para Iphone.
Eleições
O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinsepol) escolhe sua nova diretoria agora em 2016. Cinco chapas estão na disputa, “Construir e Conquistar” (Chapa 1); “Austeridade e Luta” (Chapa 2); “Unidos Somos Fortes” (Chapa 3); “por Uma Polícia Civil Forte e Respeitada” (Chapa 4) e “Sinsepol um Novo Tempo” (Chapa 5). A categoria precisa urgente de representação forte, porque a Polícia Civil de Rondônia está praticamente extinta. Basta olhar as condições de trabalho atuais…, as eleições acontecem dia 16 de fevereiro.
E a coisa tá tão feia
Que o Ministério Público conseguiu uma liminar impedindo que o governo de Confúcio Moura fechasse a delegacia da cidade de Seringueiras, na BR 429, região do Vale do Guaporé, reconhecidamente uma das rotas de tráfico de drogas e armas em Rondônia. Tanto Seringueiras quanto São Miguel do Guaporé (cidade vizinha) estão sem delegados. Na Ação Civil Pública, o Ministério Público pede que o governo nomeie delegados e agentes de polícia nas duas cidades. Resta saber se isso vai acontecer. Eu duvido muito.
E o saneamento?
Ano passado, mais precisamente entre abril e maio cobramos, alertamos e chamamos a atenção para uma série de manobras que vinham ocorrendo em relação as obras de saneamento de Porto Velho que estavam sendo licitadas pelo governo de uma tacada só. Aconteceu exatamente o que previmos, ou seja, nada. Estamos na iminência de perder os recursos que estão disponíveis na Caixa (se é que já não aconteceu) e nem uma manilha foi colocada na cidade. Só para relembrar, a responsabilidade por toda essa incompetência é do governo de Rondônia.
Eleições 2016
O advogado Diego Vasconcelos deve promover, através de seu escritório, um seminário direcionado à jornalistas e veículos de comunicação sobre as novas regras das eleições deste ano. O evento acontece em março, em data ainda a ser definida, mas possivelmente na segunda quinzena. Muita coisa mudou e é importante que os profissionais estejam atualizados. O evento será gratuito. Nas próximas colunas traremos mais detalhes.
Carnaval
Pois é, com a crise muita gente vai ficar pela cidade então já vai programando com a turma para fazer um churrasco no carnaval. A Prime, Espaço Gourmet está recebendo cortes especiais, então já agenda a visita e prepara a churrasqueira. A Prime fica na Jorge Teixeira, 2773, em frente aquele posto de combustíveis que sempre tem fila.
Consumo de batata antes da gravidez pode elevar risco de diabetes
Mulheres que comem mais batatas antes da gravidez podem ter taxas mais altas de diabetes gestacional — a forma que ocorre durante a gravidez — em comparação a mulheres que consomem menos batatas no mesmo período, diz estudo realizado pelo National Institutes of Health (NIH). Os pesquisadores propõem que substituir batatas por outros vegetais, legumes ou cereais integrais pode ajudar a reduzir o risco de diabetes gestacional. Os resultados aparecem no “The BMJ” (anteriormente conhecido como “British Medical Journal”). O diabetes gestacional é uma complicação comum da gravidez que provoca níveis altos de açúcar no sangue da mãe. O distúrbio pode levar a futuros problemas de saúde para mãe e filho. Estudos anteriores ligaram alimentos com alto índice glicêmico, uma medida da capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue, a um maior risco de diabetes gestacional ou tipo 2. No entanto, até ao presente estudo, o efeito da batata, alimento rico em glicêmico comum, sobre o desenvolvimento de diabetes gestacional era desconhecido.
Add Comment