Um otimista, sem dúvida. “A humanidade está sempre três uísques atrasada” (Humphrey Bogart).
MOVIMENTO CARNAVALIZA GANHA APOIO DA FECOMÉRCIO/RO
O Movimento Social Carnavaliza, que acontece na capital entre os dias 22 a 29 de fevereiro, anunciando que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO vai apoiar sua programação. O Movimento tem como objetivo promover ações digitais e presenciais para espalhar positividade e alegria no período carnavalesco. Segundo o coordenador e idealizador do evento, Lorran Rodrigues, a iniciativa busca trabalhar os quatro pilares da vida humana: cidadania, empatia, desenvolvimento e alegria, unindo pessoas, empresas e o poder público por meio de ações educativas como: palestras, coleta de alimentos e doações para entidades filantrópicas. Na programação do Movimento Carnavaliza consta o “Dia da Alegria”, a realizado no dia 24 de fevereiro, onde as empresas participantes poderão criar uma ação para deixar seus clientes mais felizes seja através de uma mensagem positiva, um desconto especial ou ainda outra ação diferenciada. O presidente da Fecomércio e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, explicou as razões para apoiar o Movimento: “Apoiamos iniciativas que visem o desenvolvimento e fomento do nosso comércio e da nossa cidade. O mundo realmente precisa de mais ações como essa que tragam alegria e amor. Por isso incentivamos a todos os empresários de Porto Velho para que participem do movimento e proporcionem momentos alegres aos seus clientes”. Para quem se interessar mais informações sobre o Movimento Carnavaliza podem ser conferidas na página do Facebook e Instagram @movimentocarnavaliza ou ainda pelo Whatsapp: (031)99800-8187.
CARNAVAL DO BURACO DO CANDIRU
Acontece no próximo domingo,23, o Carnaval do Buraco do Candiru, o menor circuito de carnaval de rua do mundo, segundo o seu promotor, jornalista Marcos Vinícius Danin. A folia possui início previsto para as 18 horas. O Buraco do Candiru, local de encontro da Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru, bem ali na rua Guiana,2863, no bairro Embratel, quase em frente à portaria do Condomínio Residencial Porto Velho II. Animado por uma banda que toca as marchinhas tradicionais do carnaval, sem aparelhagem de som, o domingo no Buraco é um dos carnavais mais divertidos de Porto Velho nos bairros. Um carnaval com as marchinhas mais populares, os grandes sucessos carnavalescos, e com cerveja em promoção, para animar ainda a folia. Domingo gordo não dê bobeira! Vá, na carreira! Não perca nem a pau, Juvenal, sua vez. Caia na folia no Buraco do Candiru.
É alegria e diversão pra valer no bar de grife mais democrático da cidade.
TAXA DE DESOCUPAÇÃO DE RONDÔNIA É A MENOR DO NORTE
No quarto trimestre de 2019, Rondônia, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), com uma desocupação de 8%, terminou o ano com a menor taxa da Região Norte e sexta menor do país. Com desocupação menor no país somente Santa Catarina (5,3%), Mato Grosso (6,4%), Mato Grosso do Sul (6,5%), Rio Grande do Sul (7,1%) e Paraná (7,3%). Na comparação com o 4º trimestre de 2018, houve um aumento de 13 mil pessoas ocupadas, passando de 794 mil pessoas para 807 mil. Comparando ao terceiro trimestre de 2019, porém, há uma diminuição em mil pessoas ocupadas. Por grupamento de atividade, 20,4% dos trabalhadores rondonienses estão na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura; 19,4% na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais; e 18,8% no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. Entre 2018 e 2019, o grupamento que apresentou o maior aumento foi o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas: 27,6%. Este grupamento apresentou aumento de 17,6% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2019.
CARNAVAL AQUECE A ECONOMIA AMAZONENSE
A SEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) do Amazonas divulgando que o carnaval deste ano deve impulsionar o setor cultural, estimando que a geração do cerca de 15 mil empregos, sendo 4,5 mil só relacionados aos trabalhos nos galpões dos grupos Especial e de Acesso. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa Marcos, Apolo Muniz, as escolas vêm recebendo o devido apoio como ocorre todos os anos para que realizem os seus carnavais. “É um setor onde temos um volume grande de geração de trabalho e renda e um movimento significativo na economia a partir do momento que as escolas precisam fazer a aquisição dos materiais para fazer as suas alegorias e fantasias”. Além disto, o titular da pasta lembra, que todo um comércio também é movimentado durante as atividades das escolas até mesmo no desfile, no Sambódromo de Manaus, quando centenas de pessoas que vão para se divertir e para prestigiar as suas escolas, permitindo que as pessoas que estão trabalhando possam ter oportunidade de se sustentar. “A gente percebe a importância do carnaval não só economicamente, mas acima de tudo por ser uma festa do povo. Não só no desfile de fantasias, mas também no apoio”, diz o secretário. A economia criativa no carnaval envolve uma quantidade enorme de profissionais, entre artesãos, serralheiros, costureiros, escultores e pintores, artistas plásticos, estilistas, afora, o comércio informal, que entre outros fomentam a economia.
BANCO CENTRAL VAI LANÇAR NOVO SISTEMA DE PAGAMENTOS ISNTANTÂNEO
O Banco Central anunciando o lançamento de um sistema de pagamentos e transferências instantâneos de forma rápida e segura, em qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor. Batizado de PIX, o sistema estará disponível para toda a população a partir de novembro. Segundo o chefe adjunto no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC (Decem), Carlos Eduardo Brandt, com o PIX será possível enviar e receber quantias instantaneamente a partir de diversos meios, inclusive aplicativos em smartphones. A iniciativa busca facilitar e agilizar os pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais. Com a implantação do PIX, o país ganha mais uma alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões. As transações poderão ser feitas por meio de QR Code ou a partir da inserção de informações simples como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ. Para usar o PIX, será preciso que pagador e recebedor tenham conta em banco, em uma instituição de pagamento ou em uma fintech. A conta não precisa ser apenas corrente, já que as transações poderão ser feitas usando uma conta de pagamento ou de poupança. A liquidação será imediata, ou seja, o recebedor terá em poucos segundos os recursos disponíveis em sua conta
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
Add Comment