Últimas

Avião de Lula voa em círculos sobre território mexicano

Aeronave passou por problemas logo após decolagem da capital do México; petista foi ao país vizinho para posse de presidente

O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoa o território mexicano nesta terça-feira (1º), logo após ter decolado de volta ao Brasil. A informação foi confirmada à RECORD pelo Itamaraty. A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que a aeronave presidencial “apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México”. O avião, neste momento, está queimando combustível para fazer o pouso de emergência em segurança, de volta à capital mexicana.

“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem”, completou, em nota, a FAB. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) também estão a bordo.

Lula está no México desde domingo (29). No país vizinho, o petista participou da posse da presidente Claudia Sheinbaum, nesta terça (1º). O brasileiro também se reuniu com o agora ex-presidente López Obrador e participou de um fórum empresarial.

É a primeira viagem de Lula ao México neste mandato. O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das exportações brasileiras. O comércio entre os dois países fechou 2023 em US$ 14 bilhões — aumento de 15% em relação a 2022. O Brasil trabalha para incrementar acordos econômicos vigentes com o México, como redução de tarifas de importação e o livre comércio automotivo.

Claudia foi eleita no início de junho, e o mandato dela vai durar seis anos. Ela foi militante do movimento estudantil antes de se lançar na política e, desde o início, era próxima a López Obrado. A presidente promete continuar o governo do antecessor, em especial uma proposta de reforma da Constituição, criticada por opositores e analistas por, supostamente, enfraquecer o Poder Judiciário e a autoridade eleitoral mexicana.

Obrador encerra a presidência com aprovação de cerca de 60% da população. Ele tem como legado a valorização do salário mínimo e o aumento dos benefícios sociais no México, mas é acusado por opositores de ter tendências autoritárias. O principal desafio que Claudia terá de enfrentar é a violência dos cartéis de drogas, tema que marcou as eleições, com pelo menos 34 candidatos ou aspirantes assassinados, segundo levantamento do Laboratório Eleitoral.

Matéria em atualização

FONTE R7.COM COM RECORD TV

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com