O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) apresentou requerimento na sessão plenária desta quarta-feira (11 de março) na Assembleia Legislativa de Rondônia, instituindo uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, destinada a apurar irregularidades envolvendo as obras do Espaço Alternativo, e que estavam sob a gestão do Departamento de Estradas de Rodagens e Departamento de Obras e Serviços Públicos do Governo de Rondônia, na gestão do engenheiro Lúcio Mosquini.
O requerimento propondo a CPI do Espaço Alternativo, foi subscrita pelos seguintes parlamentares: Alex Redano (SD); Jesuíno Boabaid (PT do B); Leo Moraes (PTB); Doutor Neidson (PT do B); Aelcio da TV (PP); Adelino Follador (DEM); Lúcia Tereza (PP) e Hermínio Coelho (PSD).
No entanto, logo após a leitura do requerimento durante a sessão plenária, o deputado Alex Redano apresentou um documento formal, retirando sua assinatura de apoio, e desta forma, acabou inviabilizando a criação nesta data da CPI do Espaço Alternativo.
De acordo com o deputado Hermínio Coelho, a sociedade não pode ficar esperando apenas pela justiça, que tem seus trâmites próprios, mas diante do clamor público do escândalo que envolve a construção do Espaço Alternativo em Porto Velho, necessário se faz ainda um julgamento político, pois desta forma, poderá se adotar medidas e evitar que gestores públicos continuem roubando o Estado. Ainda de acordo com Hermínio Coelho, os deputados estarão exercitando suas prerrogativas de fiscalizadores dos atos e ações do poder público.
“Caso consigamos mais uma assinatura para repor a desistência de Alex Redano, com certeza essa CPI não vai acabar em pizza. Vamos requerer todos os inquéritos em tramitação a nível estadual, e inclusive iremos até os tribunais superiores com a mesma missão. Vamos fazer a nossa parte. Não vamos inventar nada, iremos apenas apurar a verdade dos fatos.
Em aparte ao pronunciamento de Hermínio Coelho, o deputado Jesuíno Boabaid (PT do B), disse que a Casa tem o poder e a legitimidade para cumprir seu papel fiscalizador. “É mais vergonhoso observarmos esses desmandos acontecerem, e ninguém tomar providencias. Vou fazer questão de estar nesta CPI e utilizar as prerrogativas constitucionais de requisitar documentos, convocar autoridades, e até efetivar a condução coercitiva de pessoas envolvidas neste escândalo. Defendo a constituição de várias CPIs. Chega de tanta imoralidade. Precisamos mostrar que existem pessoas compromissadas e que querem o bem do estado”, salientou.
Já o deputado Aelcio da TV ( PP), em aparte, disse que a população elegeu os deputados exatamente para isso, e fugir da responsabilidade de fiscalizar o executivo, é melhor fechar a Assembleia Legislativa. E complementou: “Os fatos são contundentes e públicos, não é invenção. Tem meu apoio. Quero fazer parte desta CPI pois não podemos continuar jogando as coisas pra debaixo do tapete”.
Ao concluir, o deputado Hermínio Coelho afirmou que alguns pseudos jornalistas, a mando do Governo Estadual têm tramado ações, visando expor ele e seus familiares, no sentido de desviar a atenção dos fatos escandalosos envolvendo a administração. Neste sentido, estão usando fotos que foram apreendidas em operação da Polícia Civil, para interesses escusos. “Não estava fazendo nada de errado, era só uma brincadeira surpresa de aniversário da minha esposa. Esses elementos não têm o direito de fazer comigo e com ninguém este tipo de coisa, pois inclusive incorrem em crime. Não sou safado, ladrão e nem pilantra como esse povo”, encerrou.
Acorda povo, que representes são esses que se omitem em apurar quaisquer verdade que seja da malversação do dinheiro público.