Noticias

Atentado com homem-bomba mata 19 em escola no Afeganistão

Ao menos outras 27 pessoas ficaram feridas após a explosão em Cabul; nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque

Nesta sexta-feira (30), pelo menos 19 pessoas foram mortas em um atentado com homem-bomba, em um centro de treinamento estudantil em Cabul, no Afeganistão. Muitos dos que vivem na área onde ocorreu a explosão são da etnia hazara, minoria que é alvo de ataques anteriores do grupo militante Estado Islâmico.

“Os alunos estavam se preparando para um exame quando um homem-bomba explodiu na escola. Infelizmente, 19 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas”, disse Khalid Zadran, porta-voz da polícia. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

Esse estabelecimento prepara os alunos, a partir dos 18 anos, para o vestibular. Vídeos postados nas redes sociais e fotografias divulgadas pela mídia local mostram vítimas ensanguentadas sendo retiradas do local.

A maioria das vítimas levadas aos hospitais era mulher, segundo um jornalista da AFP. Equipes de segurança foram mobilizadas, e pessoas foram aos hospitais em busca de informações de seus familiares.

“Atacar alvos civis prova a crueldade desumana do inimigo e a falta de padrões morais”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Nafy Takor.

Em pelo menos um hospital, o Talibã forçou as famílias a deixarem o local, temendo um novo ataque à multidão. A solução encontrada pelas autoridades foi pendurar listas com o nome de mortos e feridos logo nas entradas dos hospitais, segundo apurou a AFP.

O retorno do Talibã ao poder no Afeganistão encerrou duas décadas de guerra no país e levou a uma redução acentuada da violência, embora os desafios de segurança continuem a assombrar o movimento islâmico.

FONTE: R7.COM COM AFP

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]