Mais de 300 pessoas ficaram feridas em explosão de carro-bomba contra agência de segurança nacional
CABUL — Um ataque talibã de grandes proporções contra um escritório da principal agência de segurança nacional em Cabul matou ao menos 28 pessoas e feriu 327 nesta terça-feira, informou o chefe da polícia, Abdul Rahman Rahimi. É o primeiro ataque na capital afegã desde que o grupo declarou o início de uma nova ofensiva há uma semana.
As ações dos militantes começaram com um atentado suicida com um carro-bomba durante o horário de pico. Em seguida, forças de segurança e militantes trocaram disparos, disseram testemunhas no local.
Segundo a polícia, a maioria das 28 vítimas fatais era de civis. No entanto, o número deverá aumentar consideravelmente, uma vez que 327 ficaram feridas. A explosão aconteceu em uma área cheia de pessoas, perto de escritórios do governo e de um grande ponto de ônibus.
O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou o ataque “nos termos mais fortes possíveis”, em um comunicado do palácio presidencial, a apenas centenas de metros do local da explosão. Uma fumaça preta foi vista saindo da área perto do complexo que abriga a embaixada americana no centro de Cabul.
“Várias pessoas morreram ou ficaram feridas na explosão, que ocorreu no horário do rush”, disse o palácio em nota.
Os combates estavam ocorrendo em torno da cidade de Kunduz desde que o Tallibã anunciou a anual ofensiva de primavera em 12 de abril, mas a capital se mantinha relativamente calma.
Tiros soaram por mais de 30 minutos após a explosão. Janelas quebraram na frente de um escritório que abriga a Direção Nacional.
O Talibã afirmou em seu site na língua Pashto que realizou o ataque suicida no Departamento 10, uma unidade de segurança responsável pela proteção de ministros do governo.
Segundo o grupo militante, um carro-bomba suicida explodiu no principal portão em frente ao escritório, permitindo que outros combatentes, incluindo mais terroristas suicidas, entrassem no complexo.
Em um comunicado separado, o porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid disse que combatentes estavam travando um tiroteio com forças de segurança do Afeganistão dentro do prédio.
Não foi possível verificar imediatamente os detalhes da reivindicação do Talibã com autoridades governamentais. O grupo islâmico costuma exagerar nos detalhes de ataques contra o governo e alvos militares.
A insurgência liderada pelo Talibã ganhou força desde a retirada da maioria das tropas de combate internacionais, e se acredita que os talibãs estão mais fortes do que em qualquer momento desde que foram expulsos do poder por forças dos EUA em 2001.
Fonte: oglobo
Add Comment