Artefato explodiu na entrada de uma mesquita na capital do Afeganistão. Segundo o grupo fundamentalista, atentado tirou a vida de civis, mas não atingiu seus combatentes.
Uma bomba explodiu neste domingo (03/10) em uma mesquita em Cabul onde estava sendo realizada uma cerimônia em memória da mãe do porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.
O ataque tirou a vidas de civis, mas não atingiu combatentes do Talibã, disse Bilal Karimi, um representante do grupo fundamentalista islâmico, que tomou o poder no Afeganistão em meados de agosto.
Ele disse que os mortos estavam do lado de fora do portão da mesquita, mas não informou o número de vítimas e disse que uma investigação estava em andamento.
Uma hospital em Cabul financiado pela Itália informou que havia recebido quatro pessoas feridas na explosão. A área ao redor da mesquita foi isolada pelo Talibã, que manteve uma forte presença de segurança no local.
Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque até o momento. Contudo, desde que o Talibã tomou o controle do Afeganistão, os ataques dos militantes do grupo “Estado Islâmico” (EI) contra eles aumentaram.
O EI mantém uma forte presença na província oriental de Nangarhar e considera o Talibã um inimigo. O grupo tem reivindicado vários ataques contra o Talibã, incluindo alguns que provocaram mortes na cidade de Jalalabad.
Os ataques em Cabul têm sido até agora pouco frequentes, mas nas últimas semanas o EI tem dado sinais de que está expandindo sua presença e chegando mais perto da capital.
Na sexta-feira, combatentes do Talibã invadiram um esconderijo do EI ao norte de Cabul, na província de Parwan. A operação foi deflagrada depois que uma bomba do EI instalada na beira de uma estrada feriu quatro combatentes do Talibã na região.
FONTE: DEUTCHE WELLE
Add Comment