“O segundo encontro será um fortalecimento e a certeza que nossos objetivos não foram em vão” disse o presidente da associação Alexandre Fernandes, ao comentar sobre o encontro dos profissionais da imprensa que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto no auditório da Câmara Municipal de Ariquemes.
Fundada em 2013, a Associação dos Profissionais de Imprensa com sede em Ariquemes, foi idealizada posteriormente a conclusão do curso de jornalismo aplicado pelo jornalista Paulo Ayres. Com proposta de defender a classe e desenvolver atividades sociais, a Associação tem realizado desde a sua fundação, diversas atividades na área de cursos e promovendo projetos de interesse da classe e da sociedade em geral.
A Associação sem fins lucrativos, através da sua diretoria prima pela ética e reconhecimento da classe com proposta de melhores condições de trabalho, salários compatíveis, planos de saúde, qualificação profissional, assessoria jurídica, aposentadoria e tem como meta a construção de um local apropriado para receber profissionais da imprensa, autoridades e a sociedade que buscam através da imprensa o direito da cidadania.
O 2º Encontro terá a participação da imprensa, autoridades e convidados que participaram das palestras, debates e discussões que serão temas discutidos no evento com o objetivo de despertar a importância da imprensa, seus valores, éticas, etc. No encontro, serão debatidos temas importantes como o reconhecimento de aspectos da história da Imprensa no Brasil e no mundo, Debates sobre as mudanças nas relações sociais depois da difusão da imprensa, ou seja, da agilidade na divulgação das informações; reconhecimento das funções da censura: análise comparativa entre passado e presente; estudo da diferentes vertentes de publicações: análise de documentos
Rondônia é um estado que têm diversos profissionais que atuam como freelance, proprietários de site, jornais impressos e demais segmentos da área de comunicação e o mercado competitivo tem dificultado as atividades profissionais. A Associação tem como uma das propostas de trabalho oferecer assessoria e orientação para aqueles que necessitam de apoio.
Edmundo Burke dizia: “A Imprensa é o quarto poder.” Todo o cidadão hoje conhece o poder que a mídia desempenha, conseguindo a todo o momento pressionar e ajudar nas elucidações de fatos importantes nas esferas políticas, saúde, educação e na segurança. Para o exercício da profissão ser de fato reconhecida e respeitada pela sociedade é necessário que sindicatos, associações desempenhe o papel de lutar e defender os valores dos profissionais da imprensa.
Assessoria Imprensa APIMVAJ
Add Comment