Prazo para inscrição vai até 15 de maio; mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, acaba em setembro. Luiza Frischeisen e Mário Bonsaglia disputam vagas na lista tríplice.
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) abriu nesta segunda-feira (6) o prazo para integrantes do Ministério Públicoapresentarem os nomes dos candidatos ao cargo de procurador-geral da República.
O prazo para a inscrição vai até 15 de maio, e o mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, acaba em setembro. Ela pode ser reconduzida para um novo mandato de dois anos.
Nesta segunda-feira, apresentaram os nomes para concorrer à lista tríplice os subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen e Mário Bonsaglia.
Como é a eleição
Em 18 de junho, os procuradores votarão na eleição realizada pela ANPR, e os três nomes mais votados, por ordem de votos recebidos, integrarão a lista tríplice que será encaminhada à Presidência da República. Caberá ao presidente Jair Bolsonaro indicar o novo procurador.
O presidente da República não tem obrigação de escolher algum dos nomes da lista da ANPR. Nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silvae nos dois de Dilma Rousseff, o escolhido foi o primeiro da lista.
Já Michel Temer escolheu Raquel Dodge em 2017, segunda colocada na lista tríplice. Nicolao Dino havia sido o mais votado na ocasião.
Outros três integrantes do MP se apresentaram como pré-candidatos, mas ainda não confirmaram a inscrição: Vladimir Aras, Lauro Cardoso e Blal Dalloul.
Raquel Dodge ainda não confirmou se vai participar da eleição.
FONTE: G1.COM
Add Comment