Faça-se de surdo. “Eles adoram lhe dizer: ‘não saia dos limites’, mas, há algo melhor do outro lado…(John Mayer).
ASSINADO PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA INVESTIMENTOS COREANOS EM RONDÔNIA
Um Protocolo de Intenções de Investimentos foi assinado na manhã da sexta-feira (31), no gabinete do governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, entre empresários do setor produtivo de grãos e minérios e representantes de um grupo de investidores da Coréia do Sul, que se reuniram para oficializar investimentos iniciais de R$ 600 milhões. Manifestando interesse em investir em Rondônia, o grupo C. A. B. S. Brazil assinou uma carta de intenção para aplicação de recursos na construção de uma Empresa de Pesquisa Energética (EPE), implantação do terminal portuário e unidades de processamento de grãos e minérios. Além da exportação da matéria-prima de grãos, o estado desenvolve pesquisas em jazidas de grande proporção, como cassiterita, manganês, nióbio e tântalo. Com isto, há intenção de industrialização dos minérios e grãos já processados. O grupo de investidores da Coréia do Sul iniciou há seis meses estudos sobre o estado de Rondônia e suas viabilidades econômicas, principalmente na área agrícola, com a soja, e também os minérios. Com a iniciativa, agora será possível desenvolver esses projetos do setor produtivo. o investidor coreano, Han Sik Lee, “Rondônia é um diamante não lapidado, é um gigante adormecido, pelas possibilidades que tem aqui”.
MADEIRA FESTIVAL DE TEATRO
O Madeira Festival, com ingresso gratuito, começará no próximo dia cinco de junho, quarta-feira, no Teatro Guaporé, com tradução em Libras e transmissão pelo Facebook. São seis grupos participantes da mostra competitiva que receberam apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Funcer, Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Funcultural de Porto Velho, Funcultural de Vilhena, Sicoob Credisul e SICTV. O evento é uma realização da Zenital Produções, com o patrocínio único da rede de supermercados varejistas Atacadão e do Ministério da Cidadania. A curadoria das peças foi feita por artistas de Curitiba, Manaus e Rio de Janeiro. O festival mobiliza cerca de 60 artistas e mais de 40 pessoas nas equipes de produção. Os que virão a Porto Velho, ganharão cachês. O grupo vencedor receberá um prêmio em dinheiro e o troféu Canoa de Ouro, mas, se compromete a percorrer, inicialmente, os municípios da BR-364. As peças têm como temática a mulher e todas têm classificação indicativa de 12 anos. No dia 5, às 19h30: Mulheres do Aluá, do grupo Companhia O Imaginário, dirigido por Chicão Santos, estreia o festival; No dia 5, mesmo horário: Tabule, uma tragicomédia árabe, da Companhia Peripécias do Teatro , dirigida por Júnior Lopes; No dia 7, às 14h, É crime não saber ler, da Companhia de Artes Evolução, sob direção de Eules Lycaon; Ainda no dia 7, às 20h, À margem, do Grupo de Teatro Wankabuki, dirigido por Valdete Souza; No dia 8, às 19h30, Viúvas do margem, do grupo de Teatro Encena, dirigido por Roberto Carlos; No dia 9, às 16h, Inimigos do povo, da Trupe dos Conspiradores, dirigida por Luciano Oliveira.
O FRIO TÃO ESPERADO
Bem, se vier será bem vindo, mas, andamos meio céticos com as previsões de tempo, pois, parece que frio somente tem chegado até Cuiabá e desiste de vir à Porto Velho. No entanto, o Sistema de Proteção da Amazônia está informando que, no domingo, teremos o quarto evento de friagem no ano. O terceiro, pelo menos em nossa capital, deu xabu. Bom, desta vez, disseram que a massa de ar seca e fria deve ser de fraca intensidade, ou seja, talvez, somente vá ser sentida mesmo no Cone Sul.
INAUGURADO PRIMEIRO ABATEDOURO DE AVES DO AMAZONAS
Inaugurado, depois de liberado pela Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas), o Abatedouro de Aves Santa Mônica, o primeiro abatedouro de aves do Amazonas, numa fazenda, no quilômetro 19 da BR 174, do empreendedor Ivo Aluízio Stinghen. O abatedouro tem capacidade para abater 60 mil aves/mês e, inicialmente, será circunscrito ao mercado de Manaus. Segundo Stinghen, “Há dois anos comecei a montar, devagar, o abatedouro, porque como era uma atividade até então inusitada no Estado, tive que me ater às regras. Foi uma longa e árdua jornada, mas valeu a pena”. “A própria Adaf, pelo fato de o abatedouro ser o pioneiro no Estado, teve que se adaptar, e adaptar, o novo empreendimento para que pudesse ser regularizado e obtivesse o SIE (Selo de Inspeção Estadual)”, afirmou Juliana Prado, gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adaf.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TEVE MAIOR CRESCIMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA EM 12 MESES
O setor de materiais de construção representou o principal alicerce no crescimento acumulado tímido do consumo de energia no Brasil nos últimos 12 meses (0,84%). Segundo o Índice Comerc, um termômetro que apura as variações na utilização da economia nos 11 principais setores da economia, o segmento consumiu 6,5% a mais de energia nos últimos 12 meses encerrados em abril passado. Para Marcelo Ávila, vice-presidente da Comerc Energia, “A potência deste resultado impressiona, em especial, por ser um incremento de quase 70% superior que o registrado pelo segundo setor que mais cresceu no período, a eletromecânica, com 3,83% de alta”. Outro dado que chama atenção é o fato do incremento acumulado representar sete vezes o registrado na média dos 11 principais setores da economia brasileira para o período, que teve uma ligeira alta de 0,84%. Segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas no varejo de material de construção cresceram 4% nos últimos 12 meses corridos, com especiais bons resultados no Sudeste do país.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
Add Comment