Brasil

Assessor do Governo, que se diz poeta, é condenado a pagar multa de R$ 5 mil por enaltecer o chefe e atacar adversário

O juiz eleitoral auxiliar Herculano Martins Nacif, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, confirmou liminar para aplicar multa no valor de R$ 5 mil a um usuário do Facebook que estava fazendo propaganda a favor do governador Confúcio Moura (PMDB), candidato à reeleição, e atacando o candidato do PSDB ao mesmo cargo, Expedito Junior.

O Facebook informou à Justiça Eleitoral que o dono da página é Nazareno Vieira de Souza, que usa o pseudônimo de Augusto Branco para manter-se anônimo. Ele se apresenta como poeta e é assessor da Secretaria estadual de Educação.

Para o juiz, “ a livre manifestação de pensamento restou extrapolada, tendo ocorrido, na verdade, subjacente campanha de propaganda eleitoral através da exaltação dos pontos negativos do candidato opositor, com a realização de pagamento (por meio de cartão de crédito) ao Facebook para ampliar o alcance das postagens negativas”.

Herculano Nacif acrescenta que “ restou incontroverso que o anonimato foi utilizado para a prática de uma conduta contrária aos ditames da legislação eleitoral, pois a Lei das Eleições veda em seu artigo 57-C a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga, tanto positiva quanto negativa e, no caso sub judice, possível entender pela ocorrência de ambas as espécie”.

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com