Teia Digital

As exportações de carne bovina de Rondônia cresceu de 24,07% em junho – por Silvio Persivo

Mesmo que não saiba bem para quê, concordo. “Cada um tem um papel único na vida. Todo mundo, especialmente você, é indispensável” (Nathaniel Hawthorne).

 JUNHO TEVE O MELHOR RESULTADO DE EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA DE RONDÔNIA

As exportações de carne bovina do Estado de Rondônia tiveram um crescimento de 24,07% em junho, comparado a maio, com um faturamento acima de US$ 242 milhões no acumulado do ano, segundo as Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em volume, o resultado foi de 14.303 toneladas, um aumento de 23,86% na comparação com o mês anterior. Com estes resultados junho foi, até agora, o mês com melhor desempenho no ano. As carnes desossadas de bovino, frescas ou refrigeradas no período de janeiro a junho de 2017 teve um incremento de 51,80%. O número de abates segue tímido tendo uma retração de -3,93% no período comparado com 2016, totalizando 1.347.672 cabeças abatidas sob a responsabilidade dos SIPAs/DFAs. Segundo o presidente da Associação Rural de Rondônia, Sérgio Ferreira, essa retração está ligada à operação Carne Fraca, que desestabilizou o mercado, e à delação dos diretores da JBS que puxaram ainda mais o preço pago pela arroba para baixo. Ferreira reclama ação do governo para melhorar a situação dos pecuaristas estaduais.

AULA MAGNA DO DOUTORADO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Departamento de Ciência da Informação, divulgando que a Aula Magna de início do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (convênio USP/UNIR) será feita pelo professor doutor Luis Fernando Sayão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o tema “Curadoria de dados científicos: uma agenda renovada de pesquisa em Ciência da Informação”. A Aula será no dia 7 de agosto, às 19h, no auditório da UNIR Centro.

CHAMADA ESCOLAR PORTO VELHO ALFABETIZADA

O Movimento Rondônia pela Educação e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciaram na segunda-feira, 31, a chamada escolar para alfabetização, como parte das ações do projeto Porto Velho Alfabetizada.   “A chamada escolar”, afirma o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, “trata-se de mais um esforço empreendido pelo Movimento Rondônia pela Educação para melhorar o nível educacional no estado de Rondônia” argumentou acentuando que “Mas, neste momento, é muito importante participação das famílias e dos estudantes nesse levantamento”, concluiu. A coordenadora estadual do Movimento, professora doutora Raquel Serbino ressalta a importância da iniciativa. “O projeto tem como objetivo localizar, quantificar e identificar pessoas acima de 15 anos que necessitem de alfabetização em Porto Velho, e será realizada até esta sexta-feira, 4 de agosto”, disse. Raquel acrescenta que a parceria com a Semed e da Prefeitura de Porto Velho tem sido fundamental. Postos de cadastramento foram montados em quatro 4 unidades do Sesi, Senai e IEL; em 140 escolas da rede municipal de ensino; 16 paróquias da Arquidiocese de Porto Velho; 310 congregações da Igreja Assembleia de Deus e ainda no Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino – Sinepe e a participação de Técnicos da Emater no processo de cadastramento. De acordo com o coordenador executivo do Movimento, Edgar Teixeira, o cadastramento está sendo feito no site do Sistema Fiero, que centralizará as informações e fará a tabulação dos dados. Para aquelas localidades em que não seja possível fazer pela internet, foram disponibilizados questionários em papel.

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no passado uma das principais vias de transporte até o oceano Atlântico, de produtos que eram vendidos na região, como a borracha, completou na terça-feira, 1º de agosto, 105 anos de inauguração, sem muita festa. Sua construção foi feita entre 1907 e 1912, ano de sua instalação. A ferrovia foi tombada pelo governo do estado e, em 2006, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou a praça da estação e o trecho até Santo Antônio, em Porto Velho. É uma das maiores atrações turísticas do Estado em que pese o abandono e só mesmo o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, lembrou de comemorar a data. Agora preservar, apesar de tantos pais e mães, o acervo existente ainda é uma questão complicada.

INSTITUIÇÕES BUSCAM SOLUÇÃO PARA A CASA DO ÍNDIO

O imóvel conhecido como Casa do Índio, na nossa capital, foi o tema de uma reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF/RO) na última sexta-feira. Presentes o procurador da República Daniel Lôbo, o presidente substituto da Funai, Francisco Nunes, lideranças indígenas e representantes do governo de Rondônia e da prefeitura de Porto Velho para discutir a situação da propriedade jurídica do imóvel e sua utilização como um espaço voltado ao atendimento das populações indígenas da região. As lideranças indígenas comprometeram-se a elaborar um documento-base, por meio de suas entidades de representação na região, no qual vão manifestar a vontade de suas comunidades quanto ao que querem no espaço da atual Casa do Índio: finalidades e usos do novo espaço (espaço para estudantes indígenas, espaço cultural, apoio a atividades econômicas e associações), responsabilidade pela gestão e manutenção do imóvel, público-alvo, sugestões de divisão interna do imóvel e eventuais regras sobre utilização desses espaços, entre outros pontos.

CRESCE A CONFIANÇA DAS MPE’S EM JULHO

O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa (MPE) atingiu 49,0 pontos no mês de julho, uma alta de 2,1% pontos na passagem de junho para julho deste ano, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Já na comparação com julho do ano passado, a alta é de 4,3% – naquele mês o índice estava em 44,7 pontos. Apesar da leve alta observada, a confiança do micro e pequeno empresário dos ramos do comércio e serviços segue num patamar baixo. O indicador varia de zero a 100, sendo que, acima de 50 pontos, reflete a confiança dos empresários e, abaixo dos 50 pontos, reflete a desconfiança com os negócios e com a economia.

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]