Teia Digital

Arrecadação mostra crescimento da economia e serviços puxou alta dos empregos em março – Por Silvio Persivo

Hoje, com certeza, ele teria outras coisas a acrescentar. “É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar- bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. São filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola” (Roberto Campos).

BUSINESS DAY 2022 PROMOVE COMÉRCIO EXTERIOR

A Feira de Negócios Business Day (BD) teve sua abertura oficial realizada na quarta-feira (27) no “Acesso D” do Porto Velho Shopping. Participaram da solenidade o vice governador do Estado do Acre, Wherles Fernandes da Rocha, mais conhecido como Major Rocha, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Adriano Ribeiro; a Consulesa da Bolívia em Guajará-Mirim, Tezalia Jauregui e a vice Prefeita de Guajará-Mirim, Mary Granneman. Representando o Estado de Rondônia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), o economista Avenilson Trindade, o da Fecomércio-RO, Osmar Santana Lima e Gilberto Batista, representando a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). Ainda provenientes da Bolívia, também marcaram presença, Sergio Tejada Taborga, vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Cochabamba (ICAM); Alberto Arze Barrenechea, gerente geral da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Cochabamba e Ângel Hernán Villavicencio López, presidente da Câmara de Comércio do Beni. O evento, que tem a finalidade de empresários, produtores e comerciantes trocarem experiências, aprender sobre importação e exportação e fechar ótimos negócios está na sua 2ª edição. Na ocasião a promotora  do evento, Ivanilda Frazão destacou o potencial de Rondônia, dos estados e países vizinhos para serem parceiros de negócios aumentando o comércio exterior.  Para ela, “a interoceânica já é uma realidade e se tornou um mosaico de oportunidades”. Também o diretor da Fecomércio-RO, Osmar Santana enfatizou o protagonismo da entidade em fortalecer os laços do comércio em Rondônia e a busca de abrir novas perspectivas com o turismo, estímulo ao empreendedorismo e a geração de empregos. Segundo ele, “Com o fortalecimento das relações comerciais entre Rondônia e os países vizinhos todos nós sairemos ganhando”. Venham conhecer Rondônia e fechar bons negócios”. Convidou a todos para visitar o estande da entidade  e ter acesso aos projetos de turismo, seus cursos, livros e as atividades do comércio em Rondônia. Concomitante ao Business Day  acontece também o Festival Peixes da Amazônia, que além da exposição com aquários mostrando as variedades das bacias hidrográficas dos rios amazônicos, está contando com palestras e orientações técnicas sobre piscicultura e turismo.

PROJETO DO NOVO AEROPORTO DE ARIQUEMES SERÁ ELABORADO PELA INFRAERO

O Governo de Rondônia assinou na última quarta-feira (27), com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, o contrato do projeto para execução do novo aeroporto de Ariquemes. Na ocasião, o governador do Estado, Marcos Rocha, assinou o contrato, com o presidente da Infraero, Hélio Paes de Barros Júnior, e reconheceu que a parceria dará as condições estruturais e tecnológicas ao aeroporto para, segundo os estudos iniciais,  atender a mais de 250 mil pessoas na região do Vale do Jamari.

SERVIÇOS PUXOU A ALTA DOS EMPREGOS EM MARÇO

Segundo divulgação do CAGED, o Brasil gerou 136.189 empregos celetistas, em março, com 1.953.071 contratações e 1.816.882 desligamentos. O número ficou abaixo das marcas de fevereiro de 2021 (+328.507) e de 12 meses atrás (+153.431). Quatro das cinco atividades econômicas foram positivas em março, sendo que a alta foi puxada por serviços (+111.513). O dado negativo veio da agropecuária (15.995). No acumulado do ano, já foram criados 615.173 postos de trabalho. O estoque contabilizou 41.298.229 empregos formais em todo o país.  Em março, 23 (vinte e três) das 27 (vinte e sete) Unidades Federativas  tiveram saldos positivos. Sendo que os maiores saldos foram os de São Paulo: +34.010 postos (+0,27%); Minas Gerais: +27.452 postos (+0,63%) e Rio Grande do Sul: +13.744 postos (+0,53%). Os menores ficaram com Sergipe: -2.502 postos (-0,88%); Pernambuco: -6.091 postos (-0,47%) e  Alagoas: -10.029 postos (-2,68%). No Norte o maior saldo ficou com o Pará 2.319 postos (0,28%); Amazonas 1.655 postos (0,37%) e Rondônia 1.454 postos (0,58%). Os piores resultados foram os de Roraíma 390 postos (0,60%) e Acre 762 postos (0,87%).

ARRECADAÇÃO MOSTRA CRESCIMENTO DA ECONOMIA

Superando as expectativas do mercado a arrecadação tributária federal foi de R$ 164,2 bilhões em março, um crescimento real de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado representou um novo recorde histórico para o mês. Desta forma, as receitas tributárias alcançaram R$ 548,1 bilhões no 1º trimestre de 2022, um salto de 11,1% ante o 1º trimestre de 2021. Além disto, a recuperação continuada do emprego formal tem impulsionado as receitas com imposto de renda e previdência social.

INDICADOR DE INCERTEZA DA ECONOMIA RETORNA AO PATAMAR ANTERIOR À PANDEMIA

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) divulgou que o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) recuou 6,4 pontos em abril para 114,9 pontos, menor nível desde janeiro de 2020 (112,9 pts), período anterior à pandemia de covid-19 no país. A economista do Ibre/FGV, Anna Carolina Gouveia, afirmou que, com o resultado de abril, o indicador retornou ao patamar anterior à pandemia pela primeira vez desde o início da crise sanitária e que o resultado foi influenciado por uma visão menos pessimista em relação ao impacto potencial de curto prazo do conflito entre Rússia e Ucrânia no país.

AUTOR: SILVIO PERSIVO  – COLUNA TEIA DIGITAL

  • A publicação dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese