Brasil

Aneel anuncia bandeira verde para janeiro, Conta de Luz mais barata

A agência informou que o volume de chuvas registrado em novembro e dezembro contribuiu para elevar o nível dos reservatórios

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde. Ou seja, não terá custo extra na conta de energia elétrica do primeiro mês do ano.

A agência reguladora informou que o volume de chuvas registrado em novembro e dezembro contribuiu para a elevação do nível dos reservatários das usinas. “Não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, disse a Aneel.

Para dezembro, a agência estipulou bandeira tarifária amarela. Isso significa que, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido, foi gerado uma cobrança extra de R$ 1,88. No mês anterior, estava vigente a categoria vermelha patamar 1, que resultou em custo adicional de R$ 4,46 a cada 100kWh.

Criado em 2015, o mecanismo de bandeiras tarifárias indica ao consumidor o custo real de energia no Brasil. O sistema considera a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração, como termelétricas. Quando a produção de energia fica mais cara, há a cobrança extra.

FONTE: JOVEM PAN NEWS

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com