Cidades

AMAZÔNIA + 21 – Especialistas debatem papel da cultura,negócios e demandas das cidades

O Fórum será totalmente virtual e acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano

Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h30, acontecerá o quarto e último encontro preparatório para a edição do Fórum Mundial Amazônia+21. Desta vez, os debates terão como foco a cultura e as demandas das cidades amazônicas e relatos sobre a geração e a gestão de negócios sustentáveis na região. Especialistas debatem papel da cultura, dos negócios e demandas das cidades da Amazônia. Para participar, inscreva-se aqui.

O primeiro painel começa às 9h30 e terá como tema a história e a vida na Amazônia – a diversidade dos povos e os desafios da floresta. Vão estar presentes o cacique Almir Narayamoga Suruí, referência global na defesa dos indígenas e da natureza; o escritor manauara Márcio Souza, autor de diversas obras sobre a região; e o geógrafo Gustavo Rangel, pesquisador da vida na Amazônia.

A segunda sessão iniciará às 11h e apresentará a plataforma AmazôniAtiva, desenvolvida pelo Instituto BVRio (RJ), associação sem fins lucrativos que incentiva e apoia negócios, produtos e empresas na Amazônia. Também serão apresentados três cases de cooperativas e redes que atuam na região: Rede da Floresta (RO); Amazonbai (AP); e Coopavam (MT) e o painel será moderado pelo Sebrae.

Para os organizadores do Fórum e seus convidados, a cultura é a base do desenvolvimento sustentável e a Amazônia tem características culturais únicas que precisam ser levadas em conta quando se pensa o bem-estar das pessoas e sua convivência com o bioma amazônico. Saber mais da vida na região, conhecer suas histórias e mapear realidades e possibilidades de empreendedorismo na Amazônia e a atração de parcerias e investimentos são alguns dos objetivos dos dois painéis.

O papel das cidades na promoção do desenvolvimento sustentável

À tarde, a partir das 14h, o foco da conversa será o papel das cidades na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.  O debate será realizado em dois blocos, sendo o primeiro sobre cidades e desenvolvimento sustentável e o segundo sobre compromissos para o desenvolvimento urbano sustentável.

Assim como no Brasil, cerca de 80% da população da região vive nos 775 municípios dos nove estados da Amazônia Legal – os sete estados da região Norte, mais Maranhão e Mato Grosso. Portanto, as cidades também devem ser repensadas quando se discute sobre novas formas de desenvolvimento da região.

“Boa parte dos 775 municípios que integram a Amazônia Legal enfrentam carências diversas como o acesso à água potável e encanada, saneamento básico, logística, conectividade, saúde e educação. Trata-se de uma região que foi esquecida por muito tempo e hoje convive com um baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e baixa renda”, explica o coordenador do Fórum, Marcelo Thomé.

Do primeiro bloco sobre cidades, que será moderado por Rodrigo Corradi, Gerente de Relações Institucionais do ICLEI América do Sul, participam o diretor regional da ONU-Habitat para América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez; a diretora regional do programa de segurança energética e mudanças climáticas da Fundação Konrad Adenauer, Nicole Stopfer e prefeitos da região.

O segundo bloco contará com as presenças do pesquisador sênior associado da consultoria Way Carbon, Sérgio Margulis; o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perré; a gerente de Mudança do Clima e Biodiversidade no ICLEI América do Sul, Sophia Picarelli; e o vice-ministro de Ordenamento Ambiental do Território, do governo colombiano, Roberto Mario Esmeral Berrio.

Veja como assistir

SERVIÇO

O que: Debate sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia, promovido pelo Fórum Amazônia + 21, com apoio da CNI, ao vivo

Quando: 14 de outubro, em duas sessões: às 9h30 sobre cultura, às 11h sobre negócios sustentáveis e às 14h sobre desenvolvimento urbano e cidades da Amazônia

Onde: nas redes sociais da CNI, e na plataforma amazonia21.org com acesso livre e gratuito

Sobre o Fórum

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Governo do Estado de Rondônia.

“Criamos um espaço de troca de ideias, de encontros dos contraditórios para buscarmos soluções juntos. Vamos sair da opinião e juntar o setor produtivo, a pesquisa e a ciência, os saberes da população amazônica para encontramos os melhores caminhos para a região e para o Brasil”, explica Thomé.

O Fórum será totalmente virtual e acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano. Os debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia se darão a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]