Teia Digital

ALIMENTOS PRESSIONAM A INFLAÇÃO -por Silvio Persivo

Limites postos na mente.“As limitações de sua linguagem são as fronteiras de seu mundo” (Izabel Monteverde).

BARCO HOSPITAL VAI ATENDER O VALE DO GUAPORÉ

Mais de 30 anos depois da extinção do Serviço de Navegação do Guaporé (SNG), o Governo de Rondônia volta a proporcionar, duas vezes por mês, serviços de saúde às comunidades ribeirinhas e ilhas entre os municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques e Pimenteiras do Oeste, na fronteira brasileira com a Bolívia por meio da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, também conhecida como barco da saúde ou barco hospital (aliás, uma homenagem muito acertada, pois, Walter Bártolo foi um homem que, por muito tempo, se preocupou em melhorar a vida dessas comunidades). Serão ofertados serviços médicos básicos, vacinações, curativos, atendimento dentário, orientações em geral a cerca de 20 localidades.  A unidade será oficialmente entregue no próximo dia 16, em ato que terá a presença do governador Confúcio Moura e outras autoridades estaduais. Recuperado há um ano e meio pela Guajará Máquinas, o barco de dois andares terá a bordo uma equipe de 36 funcionários da saúde estadual.

PNCE E BRASIL MAIS PRODUTIVO

Hoje, sexta-feira (12), no período da tarde, na Sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia-Fiero, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e Presidente Nacional do PRB, Marcos Pereira, estará em Porto Velho, para o Lançamento dos Programas Nacional de Cultura Exportadora – PNCE e do Brasil Mais Produtivo. O lançamento do Programa Nacional de Cultura Exportadora – PNCE é de uma iniciativa para engajar as empresas do Estado como alternativa para o país sair da crise econômica que vive. O ministro pretende expor a vantagem de trabalhar com o mercado externo para obtenção de novos negócios. Já o Programa Brasil Mais Produtivo visa aumentar a produtividade das empresas industriais de pequeno e médio porte.

UMA ENORME PERDA

Nós sabemos que é inevitável, mas, também que sempre será triste perder uma pessoa amiga. Ainda mais quando, em termos modernos, nova, como foi o caso do Carlos Neves, o nosso popular Carlinhos, que foi editor do jornal Alto Madeira e diretor de imprensa da Assembleia Legislativa. Pessoa muito querida de todos os companheiros de imprensa, sem dúvida, fará muita falta. Aos familiares nossas condolências.

TARDE DE AUTOGRAFOS NO BURACO DO CANDIRU

Depois de um lançamento de muito sucesso, prestigiado por uma quantidade imensa de protagonistas de nossa sociedade, no The Rising Sun Experience, na última quarta-feira, dia 10, o jornalista Euro Tourinho, uma lenda viva do Estado homenageado no livro “Euro Tourinho, a Samaúma da Imprensa Amazônica” irá autografar o livro amanhã, sábado (13), no período vespertino, no Buraco do Candiru, na Rua Guiana 2863, em frente ao condomínio Porto Velho II. E, pelo andar da carruagem, a partir das 16:00 horas, ao som de Mpb da melhor qualidade e chorinho.

 CAMPANHAS DEVEM ENFATIZAR O CORPO A CORPO

E as campanhas eleitorais, pelos sinais que se percebem, devem ser muito raquíticas este ano, o que aumenta, em muito, a facilidade de quem está no poder de se reeleger. Um dos efeitos colaterais da Operação Lava Jato foi o crescimento do receio de doações eleitorais a candidatos. A penúria de recursos é visível, mesmo em candidaturas consideradas robustas, e já se verificaram algumas desistências significativas por conta da falta de tutu. Por mais que digam que não, dinheiro ainda continua sendo o combustível essencial das campanhas eleitorais. Embora, num momento como o atual, candidatos que desejem se eleger precisem descer do salto alto, gastar a sola do sapato, andar muito e pedir voto. Muita gente que pensa que está bem usando as mídias sociais verá que é uma ilusão. O povo mesmo ainda está muito distante da sofisticação do Facebook, do Instagram e outras mídias similares. E participar de festas, ir a velórios, abraçar eleitores, beijar criancinhas continua a ser um método eficaz.

SINALIZAR É PRECISO

É sempre gratificante, e uma boa surpresa, visitar uma cidade e ter indicações claras de seus principais pontos o que facilita muito a localização e os deslocamentos. Assim é muito boa a iniciativa do Ministério do Turismo, que está investindo R$ 14,5 milhões para a instalação de 500 novas placas de orientação na cidade sede dos Jogos Olímpicos (nas cinco principais regiões turísticas da cidade: Maracanã, Centro, Botafogo, Zona Sul e Barra), das quais 370 peças já foram instaladas. Claro que isto foi feito pensando nos milhares de turistas que vieram para o Rio de Janeiro acompanhar os Jogos Olímpicos, porém, é um legado que fica. Confesso que, olhando para a falta de sinalização de Porto Velho fiquei com uma pontinha de inveja.

ALIMENTOS PRESSIONAM A INFLAÇÃO

Os preços dos alimentos foram determinantes para a alta da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sozinho, o grupo já acumula uma alta de 8,79 de janeiro a junho. Em junho, os preços dos alimentos subiram 1,32%, exercendo impacto de 0,34% numa  alta de 0,52% do IPCA, contribuindo, portanto, com mais da metade da inflação oficial do país em julho. Com 65% de participação no IPCA, o grupo Alimentação e Bebidas registrou a mais elevada variação para os meses de julho desde 2000, quando a alta atingiu 1,78%. Ao contrário de junho, quando a alta do feijão foi determinante para a variação de 0,35% do IPCA frente a maio, agora em julho o principal vilão foi o leite, com contribuição individual de 0,19%. Vilão da inflação de junho, o feijão-carioca também pressionou o IPCA em julho, ficando na segunda colocação entre os alimentos ao subir 32,42%. A alta exerceu um impacto de 0,13 ponto percentual na inflação do mês. Além dos expressivos aumentos dos diversos tipos de feijão, mais uma vez o arroz também se destacou, com preços elevados em 4,68% na média. Com isto, o feijão com arroz, prato típico da mesa do brasileiro, passou a custar bem mais caro.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress