Cultura

Alamedas temáticas da 1ª Expo Internacional da Consciência Negra contam a história afro-brasileira escondida dos livros didáticos

Exposição vai de 20 a 21 e último dia do evento ficará reservado para escolas. A expectativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais é receber 5 mil visitantes diariamente

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realiza a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra entre os dias 19 e 22 de novembro no Anhembi, zona norte da cidade. Trata-se de uma ação concebida dentro da política pública São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural, parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e de Educação para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo estrutural.

Tecnológica e disruptiva, a Expo, cuja montagem está a cargo da São Paulo Turismo (SPTuris), tem abordagem inédita para difundir a história e a cultura africana e afro-brasileira e, ao promover ponte entre o passado, o presente e o futuro, discutir as raízes e permanências do racismo estrutural. Também é uma forma de marcar o Dia (20/11) e o Mês da Consciência Negra deste ano com inovação em São Paulo, no Brasil e na América Latina. Para cumprir esses objetivos, a mostra será dividida em cinco grandes alamedas temáticas que pretendem recontar as contribuições negras para o Brasil e para a humanidade.

O evento, que ainda contará com atividades, atrações e debates sobre educação, será dividido em cinco grandes temas: saúde, cultura, mulher negra, educação, e empreendedorismo e tecnologia, distribuídas em grandes vias tecnológicas com elementos do carnaval brasileiro. “Essa exposição é um convite para que as pessoas entendam que não existe uma sociedade saudável, que tenha desenvolvimento econômico e seja realmente democrática sem combater o racismo”, detalha Adriana Vasconcellos, assessora especial da SMRI e idealizadora do evento.

Entenda as alamedas:

Saravá – a saúde através dos tempos

No espaço Saúde, o público negro dialoga não apenas com a saúde e o desenvolvimento da cura, mas, sim, com a espiritualidade do indivíduo e o seu interior. Todos os visitantes serão recebidos por uma benzedeira em formato gigante que provoca uma identificação direta com este ambiente dedicado à restauração de todos os malefícios. Ou seja, a ideia é que cada pessoa que transite pelo local, sinta-se acolhida pela cura do corpo e da alma. Personagens encenam a ancestralidade até a medicina moderna.

A cultura

preta

Voltado para o lado contemporâneo e com um palco africano, o espaço Cultura tem como foco uma tradicional casa de espetáculos de São Paulo. Inspirado no Theatro Municipal, o local tem como objetivo provocar o encantamento no público, seja ele negro ou branco, de qualquer religião ou faixa etária. A proposta é que o visitante se veja dentro desse espaço e a intenção do espaço é, justamente, popularizar algo que não é dedicado à massa. Anfitriões recebem o público para essa lúdica avenida da diversidade cultural.

Educar, aprender e voar

Que a educação é a base de tudo nunca foi segredo, sabemos muito bem que quem tem a oportunidade de ter esse benefício na vida, pode transformar o mundo. Pensando nisso, o espaço Educação chega para provocar uma reflexão em seus visitantes. A intenção deste ambiente, que ainda conta com pensamento de autores negros que se destacaram ao longo da história, é incentivar a ida regular a escola, o interesse pela leitura e a necessidade de buscar sempre mais conhecimento e informação. De forma cênica, uma professora vestida de fada e um aluno “sabe tudo”, desvendam este espaço repleto de referências, como, por exemplo, a da biblioteca de Timbuktu, criada no Mali em 800 A.C.

Mulheres pretas

Nessa alameda, as mulheres negras são exaltadas e a principal proposta é mostrar o quanto elas foram fundamentais em tantas conquistas que já vivenciamos e o quanto ainda está́ por vir. O público verá muitas esculturas de mulheres inacabadas, o que propositalmente provocará muitos questionamentos, porém, a principal conclusão é de que a mulher negra não para de se reinventar, de crescer, de ser independente e, claro, única em tudo que faz. Esse espaço é dedicado a “elas”, e contará ainda com palestras e discussões sobre o empoderamento feminino nos dias de hoje e o quanto isso tem sido imprescindível para o crescimento da nossa sociedade como um todo.

Empreendedorismo e tecnologia

Muito mais envolvido em cargos de liderança e de inovação, hoje os negros vem conquistando cada dia mais espaço e confiança de quem preside grande empresas e multinacionais. A ideia do espaço empreendedorismo e tecnologia é mostrar o quando os negros evoluíram e chegaram ao topo. O espaço empreendedorismo e tecnologia mostram como muitos negros são fontes de inspiração para tantos outros que estudam, acreditam em seu potencial e seguem com a certeza de que o céu é o limite. Personagens encenam a robótica africana.

Farol de Combate ao Racismo

O “São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural” é uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI) com a de Educação (SME) e tem como objetivo combater o racismo estrutural na sociedade a partir da educação e incidir na formação das próximas gerações. Haverá formação de professores para a implantação da política pública, que envolverá ações em calendário crescente com todos os órgãos da administração municipal.

Segundo a secretária de Internacionais, Marta Suplicy, tanto o prefeito Bruno Covas como Ricardo Nunes, abraçaram a proposta e possibilitaram o lançamento do “Farol”. “É uma política de Estado. Se quisermos acabar com racismo, o caminho será pela educação e pela conscientização”, afirma a secretária.

Serviço:

Quando:

20 e 21 de novembro para o público, e 22 de novembro exclusivo para visitações escolares.

Onde:

Pavilhão Oeste

do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com