Interessante

Água poluída por óleo no Nordeste pode causar conjuntivite química e diarreia

Vazamento de petróleo de origem desconhecida contaminou 138 praias no Nordeste; infectologista orienta a não entrar no mar durante o problema

As manchas de óleo que se espalham pelo Nordeste já atingiram ao menos 138 praias da região. A origem do vazamento de petróleo ainda é desconhecida. O contato de banhistas com essa substância pode causar inflamações e até diarreia, de acordo com a infectologista Raquel Garcia do hospital São Luiz, em São Paulo.

A médica explica que o produto químico pode irritar os olhos e a pele. “Pode ocorrer dermatite de contato [reação inflamatória da pele, caracterizada por coceira, queimação e vermelhidão] e até conjuntivite química”.

Se a pessoa engolir água ou alimentos contaminados – como peixes e frutos do mar -, ela corre o risco de ter diarreia grave causada por toxinas. Raquel explica que, com isso, o indivíduo pode sofrer desidratação e distúrbios metabólicos que levam à queda de pressão.

Além disso, a ingestão indireta de metais pesados presentes no petróleo ocasiona a queda de imunidade do organismo, o deixando mais vulnerável a doenças respiratórias, como rinite e sinusite.

A infectologista ressalta que em casos de contaminação por petróleo e outros resíduos químicos o recomendado é não entrar no mar.

 

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com