Vazamento de petróleo de origem desconhecida contaminou 138 praias no Nordeste; infectologista orienta a não entrar no mar durante o problema
As manchas de óleo que se espalham pelo Nordeste já atingiram ao menos 138 praias da região. A origem do vazamento de petróleo ainda é desconhecida. O contato de banhistas com essa substância pode causar inflamações e até diarreia, de acordo com a infectologista Raquel Garcia do hospital São Luiz, em São Paulo.
A médica explica que o produto químico pode irritar os olhos e a pele. “Pode ocorrer dermatite de contato [reação inflamatória da pele, caracterizada por coceira, queimação e vermelhidão] e até conjuntivite química”.
Se a pessoa engolir água ou alimentos contaminados – como peixes e frutos do mar -, ela corre o risco de ter diarreia grave causada por toxinas. Raquel explica que, com isso, o indivíduo pode sofrer desidratação e distúrbios metabólicos que levam à queda de pressão.
Além disso, a ingestão indireta de metais pesados presentes no petróleo ocasiona a queda de imunidade do organismo, o deixando mais vulnerável a doenças respiratórias, como rinite e sinusite.
A infectologista ressalta que em casos de contaminação por petróleo e outros resíduos químicos o recomendado é não entrar no mar.
FONTE: R7.COM
Add Comment