Noticias

Agevisa participa de projeto que fortalece ações estratégicas específicas para prevenção de HIV/IST em regiões de fronteiras

O projeto estimulou ações estratégicas específicas no contexto dos territórios em questão

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa participou do projeto  Fortalecimento das Capacidades Locais em Prevenção Combinada e Cuidado Contínuo para HIV/IST em Região de Fronteira, com objetivo de impulsionar ações para ampliação de serviços de prevenção combinada e de cuidado contínuo da pessoa com HIV, e outras infecções sexualmente transmissíveis – IST, com especial atenção para populações-chave e prioritárias

Com o resultado do projeto, a Agevisa, por meio do Núcleo Estadual de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, por meio de Termo de Cooperação com Ministério da Saúde,  doação de 22 kits completos de informática para atender 16 municípios, na linha de fronteira e prioritários habilitados na política de incentivo do HIV/Aids e Hepatites Virais.

A entrega em cerimônia simbólica aconteceu em Porto Velho.

Na quinta-feira (3), durante o encerramento da Oficina de Planejamento de Ações e Metas para o ano de 2024, com participação dos técnicos e coordenadores do Serviço de Assistência Especializada em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, e o técnico especializado do Departamento Nacional de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais/DHATI/MS, Manoel Carlos Alves Braga, realizaram a entrega de certificado em cerimônia simbólica, em Porto Velho.

Ao agradecer a UFRN pela parceria, o responsável pela Agevisa em Rondônia explicou que, os equipamentos são adquiridos por intermédio do Projeto de Fortalecimento das Capacidades Locais em Prevenção Combinada e Cuidado Contínuo para HIV/IST em Região de Fronteira, por Termo de Cooperação da UFRN com o Ministério da Saúde.  Segundo Gilvander Gregório de Lima, “o projeto teve como linha de ação a prevenção combinada, ações estratégicas para populações-chave e prioritárias e cuidado contínuo para pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais, dos Serviços de Assistência Especializada”.

De acordo com a coordenadora estadual de IST, Aids e hepatites virais, Gilmarina Araújo, “o projeto partiu da interlocução e articulação com atores locais, do mapeamento do contexto e avaliação de necessidades em cada território, para definição das ações prioritárias que foram implementadas. Além disso, estimulou ações estratégicas específicas no contexto dos territórios em questão, especialmente considerando a região de fronteira e especificidades locais”, ressaltou.

As ações do projeto incluem: capacitação de profissionais de saúde; fortalecimento de serviços de prevenção; implementação e implantação da PEP (profilaxia pós-exposição), PrEP (profilaxia pré-exposição) e autoteste do HIV; Testagem Rápida do HIV, Sífilis e Hepatites B e C focalizada; difusão de informações sobre cuidados contínuos para HIV/IST para populações-chave e prioritárias; promoção da equidade e acesso universal aos serviços de prevenção combinada e cuidado contínuo.

Financiado pelo Fundo Global para a Aids, o projeto teve duração de três meses, com implementação que iniciou em 2022 e está em andamento. “O projeto tem alcançado resultados positivos. Até o momento, mais de mil profissionais de saúde foram capacitados e mais de 100 serviços foram fortalecidos para a prevenção e cuidado contínuo. Essas ações alcançaram um grande número de pessoas e esperamos resultados ainda mais promissores nos próximos meses e anos”, acrescentou Gilvander Gregório.

Nessa etapa, a doação feita pela UFRN em cooperação com o Ministério da Saúde atendeu aos municípios de Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Cabixi, Cacoal, Costa Marques, Jaru, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena, cada um com um kit completo. Guajará-Mirim (Lacen Laboratório de Fronteira – Lafron e SAE/VE) e Porto Velho (SAE municipal e estadual) receberam dois kits cada.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]