O SUPER GABINETE DE MAURO NAZIF – A LOTAÇÃO É 3,5 VEZES MAIOR QUE O GABINETE DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO -por Carlos Caldeira
É incrível, mas verdadeiro: O gabinete do prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif, possui quase 4 vezes o número de funcionários da Casa Civil do governador de São Paulo, o mais rico e populoso estado do Brasil. No gabinete Paulista são 65 servidores. Já no gabinete da prefeitura de Porto Velho – o equivalente à Casa Civil de um estado -, são 224. A gastança com esse batalhão todo impressiona.
No orçamento de 2016, a prefeitura prevê gastar 5,3 milhões, só com gastos com pessoal e encargos da chefia de gabinete de Mauro Nazif. Isso é três vezes maior que os 1,8 milhões da Secretaria de Regularização Fundiária, promessa de campanha que Mauro não conseguiu avançar.
Para a população, o mais revoltante é saber que essa gastança acontece numa cidade que sofre com falta de saneamento básico, infraestrutura, saúde pública de péssima qualidade, educação caótica e insegurança em níveis assustadores. Se investisse a fortuna que gasta em seu gabinete em setores realmente importantes à sociedade, Mauro poderia estar governando uma cidade muito melhor.
DIMENSÕES
A coisa toda fica ainda mais escandalosa quando se comparam, em números, as realidades dos Estados de São Paulo e da cidade de Porto Velho. O Estado paulista possui 45 milhões de habitantes, quase 100 vezes a população de Porto Velho, que é de aproximadamente 500 mil.
O orçamento Paulista para 2016 é de 207 bilhões, o que representa 160 anos de orçamento de Porto Velho, que não chega a 1,4 bilhões anuais. Tudo isso torna ainda mais intrigante o fato de Mauro, manter em seu gabinete, quase 4 vezes mais de funcionários da casa civil de São Paulo.
Dos 224 servidores do gabinete de Mauro Nazif, somente 57 são estatutários. 157 comissionados e 10 cedidos, e para cada grupo de servidores tem um chefe. É muito chefe pra muito índio.
Interessante frisar que no super gabinete podemos encontrar (consultando o site da transparência) funções diversas, como; Gari com status de chefe de gabinete, operários, professor, agente administrativo, contadores, técnico educacional, zelador e zeladora, “auxiliar operacional de serviços diversos,” que é nada mais nada menos que zelador ou zeladora só que com outra nomenclatura. Encontramos também Gestor Contábil, (mesmo que contador) e muitos… muitos assessores especiais. Quem também está lotada no gabinete do prefeito e ainda como ENGENHEIRA DE TRÁFEGO, é Mirce da Cunha Silva Machado, que foi afastada da SEMTRAN justamente por suspeita de não ter registro no CREA, portanto, ficando impedida de qualquer atividade como engenheira de tráfego a serviço da Prefeitura de Porto Velho.
Com o orçamento do gabinete do prefeito, dava para comprar 50 ambulâncias, construir uma escola e erguer pelo menos 100 casas populares.
- As pesquisas que serviram como base para essa matéria foram feitas nos sites da transparência do Estado de São Paulo e no Transparência Porto Velho.
- Fonte:/http://blogdocarloscaldeira.com/o-super-gabinete-de-mauro-nazif-a-lotacao-e-35-vezes-maior-que-o-gabinete-do-governador-de-sao-paulo/
Add Comment