Cidades

A VOZ DO POVO: “Está muito complicado fazer ensino superior. O que vemos hoje, são pseudos ensinos”, afirma reitor da FCR

O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar de Souza Sá ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas na capital em pela Rádio Caiari 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual, recebeu nesta sexta-feira (28), o professor e reitor da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) Fabio Rychecki Hecktheuer.

No programa o reitor falou sobre a qualidade do ensino superior na Amazônia. Depois de cinco anos na Europa, onde fez doutorado e pós-doutorado, disse que uma pesquisa feita em nível nacional revela o Sul e Sudeste do Brasil têm sido referências no ensino superior no país.

Para se pensar o ensino superior, Fabio Rychecki afirmou que leva-se em conta, a cultura da região. Outro elemento fundamental, disse, é a questão de pensar a educação como um processo de formação não só intelectual, mas no ser como um todo, partindo do pressuposto que se tem de formar o ser humano.

“A educação técnico profissional deve pensar a pessoa como um todo. No plano prático, quando se fala em educação superior, não se pensa só o processo intermediário”, reforçou.

Ainda neste sentido, o professor relatou que, quando se fala em formação plena, considera-se que ela é importante principalmente para o mercado de trabalho.

Limitações

O reitor lembrou que ensino superior tem limitações e em relação à isso, explicou que durante a Academia, há uma tentativa de quebrar vícios vindos do ensino médio, por exemplo, para que a qualificação se torne melhor e maior no indivíduo.

Questionado sobre as manifestações protagonizadas, especialmente por acadêmicos de universidades públicas e o mau comportamento de muitos alunos dentro das instituições, o especialista avaliou que quando se fala de educação pública propriamente dita, infelizmente, muitos meios de comunicação dão ênfase às más notícias.

“Existem exageros, sabemos. Mas se confrontarmos com toda pesquisa científica que é realizada dentros dos campi por profissionais renomados e que se destacam inclusive em nível internacional, essas referências se tornam mescas”, frisou.

Ainda de acordo com o reitor, na verdade, a educação superior está formada sim, mas na teoria, infelizmente na prática, é diferente. Os maiores problemas, explanou, “estão são relacionados aos adventos políticos, que estão dominando o ensino superior, a exemplo da bolsa de valores, desvirtuando os conceitos da Academia”, acrescentando que, “neste sentido, está muito complicado fazer ensino superior. O que vemos hoje, são pseudos ensinos”, admitiu.

Para mudar a realidade, completou o professor, é necessário que se faça uma séria reformulação e valorização dos profissionais qualificados.

No programa, o entrevistado que conquistou os ouvintes, também falou sobre cursos à distância; ensino aos indígenas; e outros assuntos de interesses de todos.

FONTE: Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com