Historicamente os Institutos de pesquisas em Rondônia tem cometidos erros graves e podem tem influenciados eleitores em diversas eleições no estado.
O prefeito Hildon Chaves foi apontado como quarto colocado nas eleições municipais em 2016, e foi para o segundo turno em primeiro lugar, e sagrou-se vencedor daquelas eleições municipais.
É público e notório que as pesquisas influenciam e muito os eleitores, pois aquece a militância, incentiva doadores, massageia o ego do candidato, agrega apoiadores e injeta animo em toda a campa
nha.
Sem falar que influencia muito os indecisos, no chamado voto útil, pois não querem perder seu voto, e vota no líder das Pesquisas.
É normal e até cabível as pesquisas errarem dentro da margem de erro
Mas a performance do IPEC no que se refere a pesquisa para senador em Rondônia foi criminosa, o instituto IPEC conseguiu errar a sua previsão em 27,86% em seu levantamento para o senado.
A pesquisa apontava a candidata ao senado Mariana Carvalho pelo Republicanos com 43% das intenções de votos e o empresário Jaime Bagatolli com pífios 8%, mas quando as urnas foram abertas o resultado que se apresentou foi Mariana Carvalho com 32, 17 % e o empresário Jaime com 35,86, sagrando-se vencedor das eleições para o senado
Para o governo do Estado, outro fiasco do IPEC, pois apontou marcos rocha com 43% dos votos válidos e Marcos Rogerio com 27 % dos votos validos, com margem de erro de 2.25%
Quando as urnas foram abertas o resultado foi Marcos Rocha, 38,89% e Marcos Rogerio 37,05%, uma diferença que era de 16% caiu para 1,84%.
Em Rondônia, o IPEC precisa dar uma resposta a sociedade sobre esses erros grosseiros, pois eles se repetem a cada eleições.
A quem interessa essas pesquisas criminosas?
O deputado federal Artur Lira presidente da Câmara dos deputados, e o procurador Geral de Justiça Augusto Aras, já tem em seu radar a questões dessas pesquisas que tentam induzir criminosamente os eleitores e prometem criar mecanismo para evitar esse tipo de atitude, inclusive criando legislação sobre o tema com punições severas.
Autor Gomes Oliveira – Jornalista reg. Prof. 1272/RO
Da Redação Folha
https://www.jornalcorreiodovale.com.br/urgente-aras-cogita-investigacao-e-eduardo-bolsonaro-quer-a-cpi-dos-institutos-de-pesquisas/



























Add Comment