Apesar dos esforços da organização do Black Friday no Brasil para evitar a maquiagem de preços – que consiste em a loja elevar o valor do produto e anunciar um desconto que, na verdade, não é real -, criando um guia de ética no qual as empresas participantes se comprometeram a não cometer este erro, consumidores denunciam fraudes desde o início da manhã. No microblog Twitter pipocam relatos de pessoas que monitoraram nas últimas semanas o preço de produto que gostariam de adquirir nesta sexta-feira, e hoje verificaram que ele está sendo vendido ainda mais caro, apesar de estar anunciado na promoção.
Monitoramento de preços realizado pelo GLOBO desde o dia 14 de novembro em 24 ofertas de sete lojas virtuais participantes do dia de promoções também identificou problemas. Dois produtos estão com preços mais elevados nesta sexta-feira em relação ao anunciado entre o dia 14 e ontem. Ambos no Shoptime, a TV Plasma LG 50PN4500 50″ HDTV, que estava de R$ 2199 por R$ 1.979,10 no dia anterior ao Black Friday, nesta sexta está ofertado de R$ 2.899 por R$ 2.032,95. O mesmo ocorre com o Tablet Samsung Galaxy Tab 3 Lite T110N 8GB. Ele estava de R$ 599 por R$ 399 ontem, e hoje está de R$ 499,00 por R$ 474,05.
Vale lembrar que não todos os produtos dos sites das lojas participantes da promoção estão com descontos. O consumidor deve observar o selo que destaca, na maioria das lojas, os produtos que fazem parte do evento. De acordo com a organização do Black Friday, até as 9h desta manhã haviam sido realizadas 390 mil transações no comercio online brasileiro. Confira o que os brasileiros estão dizendo sobre o dia de descontos, que acabou ganhando, mais uma vez, a alcunha de #blackfraude. As demais empresas citadas também foram procuradas pelo GLOBO, que aguarda posicionamento sobre as denúncias.
Nas redes sociais, no entanto, além da queixa sobre descontos fraudulentos, muitos consumidores reclamavam da lentidão do sistema para processar os pagamentos e diziam ainda que tinham dúvida quanto a conclusão da operação.
– Até agora não recebi a confirmação do pagamento. Em geral, o Submarino é rápido nisso. Aliás, só comprei lá e em outra loja por já ter comprado antes. São lugares que confio – diz a consumidora Cláudia Lamego.
Fonte: O GLOBO
Add Comment