Duas perdas
Faleceram neste dia 21 duas pessoas bastante conhecidas em Rondônia, e ambos vítimas de infartos fulminantes, o delegado de Polícia Civil e ex-secretário de Segurança Pública Henry Antony Rodrigues e o professor universitário Rildo Braga.
Pode mudar
Uma série de ações estão sendo movidas pelo Ministério Público Eleitoral contra candidatos que deitaram e rolaram nas ilegalidades nestas eleições, como compra de votos, uso da máquina administrativa e abusos de poder econômico e político. As ações estão bem embasadas, várias com filmagens, fotos e depoimentos acompanhados de provas robustas. Pode até demorar um pouquinho, mas saindo condenações o quadro pode mudar no legislativo federal e estadual.
Não fecha
Há tempos o governo vem alardeando o asfaltamento de municípios por todo o Estado. Antes mesmo do início do processo eleitoral a coluna vinha questionando essas obras, que só aparecem no papel e na propaganda oficial. Em Porto Velho, por exemplo, foi anunciado o asfaltamento de 150 km de ruas, e o mesmo se repete em diversos municípios. O problema é que ninguém vê esse asfalto, e quando vê, constata que é de péssima qualidade, como o de Buritis, cuja obra executada pela construtora EMEC na Avenida Porto Velho, afundou obrigando o Ministério Público a intervir (para saber mais – http://painelpolitico.com/construtora-que-fez-servicos-malfeitos-tera-que-refazer-obra-com-recursos-proprios-a-obra-e-do-der/). Portanto, essa conta do governo não fecha em lugar nenhum, a não ser na propaganda.
Falando em propaganda
Existe uma determinação do Ministério Público para que as campanhas publicitárias do governo sejam feitas em veículos específicos para determinado público. Por exemplo, se determinada campanha for segmentada aos moradores da zona rural, deve ser veiculada em rádios, se for para cidade, em rádio,s TVs, jornais, sites, etc. Não entendi o que faz um anúncio de página inteira de uma campanha de vacinação de gado, em um jornal tablóide que circula na capital e por “mero acaso” pega pesado com o adversário de Confúcio Moura neste segundo turno.
Uso da máquina
Um vídeo circula no Facebook mostra carros oficiais (camionetes) sendo usadas em uma reunião de campanha do governador Confúcio Moura. Evidente que irão negar, dizer que os carros são alugados, etc. O grande problema desse tipo de situação é que carros oficiais usam placas de segurança (frias), e só com ordem judicial se consegue saber exatamente onde estão esses veículos. Passou da hora do país rever essa questão da reeleição, é complicado brigar com uma máquina desse tamanho.
Cargos e mais cargos
Informações de todo o estado dão conta que emissário do governo (leia-se Lúcio Mosquini) andou ameaçando prefeitos, vereadores e lideranças para apoiar o candidato à reeleição. Outra estratégia que está sendo utilizada é a promessa de cargos comissionados no governo, caso Confúcio venha a ser reeleito. Já tem gente gastando o salário.
Negando
Em entrevista na cidade de Cacoal na última segunda-feira, o governador Confúcio Moura afirmou que as declarações da Associação dos Praças e Familiares dos Bombeiros e Policiais Militares de Rondônia – ASSFAPOM – são falsas “e não passam de boatos para confundir, coisa plantada pela mídia”. Confúcio se referia a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida por seu governo, contra lei estadual aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada por ele próprio, que entre outras, aprovou o perdão aos policiais que participaram dos movimentos grevistas em sua administração.
“Cumpri tudo”
Segundo Confúcio, tudo que foi reivindicado pela Polícia Militar foi cumprido “e rápido” por seu governo. Nesta terça-feira, o presidente da Assfapom, Jesuíno Boabaid, eleito deputado estadual, divulgou vídeo acusando o governador de não cumprir compromissos assumidos durante as negociações e ainda de perseguir os grevistas. Jesuíno foi expulso da Polícia Militar após o movimento grevista e chegou a ser preso. Só quem pode falar se de fato Confúcio cumpriu os acordos são os próprios policiais. Quanto as demissões, só saberemos se Confúcio for eleito.
Denúncia
No relatório do Ministério Público Federal (MPF), encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2012, após as investigações da Operação Termópilas (2011), constam pesadas acusações contra o governador Confúcio Moura, acusado pelo MPF pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, constam trechos da coluna PAINEL POLÍTICO e reportagens dos sítios www.painelpolitico.com e www.tudorondonia.comsobre uma série de situações envolvendo o governo, entre elas o escândalo da Multimargem (empresa de Batista que gerenciava empréstimos a servidores públicos) e a criação exagerada de cargos comissionados no governo para atender aliados políticos.
New
Marque um test-drive com a nova Outlander na LF Imports e surpreenda-se com a tecnologia disponível no crossover da Mitsubishi. Nem vou comentar. Experimente e tire suas próprias conclusões. LF Imports tem lojas em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
No STJ
O relatório foi classificado como “sindicância”, em outras palavras, inquérito policial. As denúncias estão sendo investigadas e possivelmente teremos desfecho disso nos próximos meses. Normalmente essas coisas terminam em operações policiais.
Combate ao crime organizado
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, foi reconduzido, à unanimidade, para presidir o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). A recondução do chefe do Ministério Público do Estado de Rondônia ao GNCOC ocorreu durante reunião ordinária do CNPG, nesta terça-feira, (21), em Brasília, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Para contatos
Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no https://www.facebook.com/alan.alex.pvh e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.
Bebidas açucaradas podem provocar envelhecimento precoce
O consumo frequente de bebidas açucaradas pode levar ao envelhecimento prematuro de células do sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável a doenças crônicas, como diabetes e alguns tipos de câncer. Esta é a conclusão de um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), publicado esta quinta-feira na versão on-line da revista “American Journal of Public Health”. De acordo com o levantamento, os consumidores de bebidas açucaradas têm menores telômeros — uma espécie de marcador da idade biológica, presente nas extremidades dos cromossomos — nos glóbulos brancos, ligados à defesa do sistema imunológico. Após estudar amostras de DNA de 5.309 adultos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem diariamente 350ml de refrigerante têm 4,6 anos de envelhecimento biológico adicional. É um efeito comparável ao hábito de fumar ou ao sedentarismo.
Add Comment