Os interesses movem o mundo. “Meu bem, veja bem a verdade é que ninguém tem tempo para o que não está interessado” (Jey Leonardo).
PROJETO DA ZONA AZUL DE PORTO VELHO JÁ ESTÁ NA CÂMARA PARA VOTAÇÃO
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, em mensagem à Câmara Municipal de Porto Velho, encaminhou o projeto de lei que autoriza o funcionamento de estacionamento rotativo pago, a Zona Azul de Porto Velho, visando a melhoria do trânsito e facilitar o estacionamento de veículos, especialmente no centro da cidade. A medida atende a um antigo pleito da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Velho-Sindilojas, da Associação Comercial de Rondônia-ACR, do Clube dos Dirigentes Lojistas de Porto Velho-CDL e dos empresários dos centros comerciais de Porto Velho. A proposta encaminhada pelo prefeito aos vereadores não tem ainda data certa para a votação, mas, os empresários de Porto Velho esperam que isto aconteça o mais rápido possível, de vez que, depois de transformada em lei, ainda terá que ser feita a licitação para o sistema ser gerido pela empresa vencedora. E o estacionamento é considerado, pelos lojistas, como um dos grandes problemas para melhorar as vendas da Zona Sul, Leste e do centro da cidade.
PROJETO SAMBA AUTORAL
O Projeto Samba Autoral, realizado pela Escola de Samba Asfaltão, retorna neste sábado, dia 6 de abril, no Bar do Calixto, às 15:00, com a 40ª edição desta tão importante concepção de estímulo às criações de poesias em forma de samba, que tem como ponto alto a despedida do protagonismo da cena cultural de Porto Velho músico e compositor, o poeta da cidade, Ernesto Melo. Emoções não faltaram, pois, além de Melo se despedir será feita uma homenagem ao maestro José Alkbal Sodré, que faleceu inesperadamente de um enfarte.
PROGRAMA SENAC COMÉRCIO
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/RO vem sempre inovando em cursos voltados ao desenvolvimento do comércio. Na manhã da quinta-feira (04), na sede da Fecomércio Rondônia, os Coordenadores dos Cursos do Senac, Uíliam Barros e Maria das Neves fizeram a apresentação do Programa Senac Comércio para a consultora executiva da entidade, Cileide de Macedo e a coordenadora sindical Rosalva Ferreira. Foram expostos mais de 100 cursos que o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, trará para o mercado Rondoniense. Serão oferecidas capacitações com foco no turismo e comércio exterior, setores que a Federação defende em prol do desenvolvimento.
AFEAM TEM NOVO PRESIDENTE
Nesta sexta-feira (5) toma posse o novo diretor presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A., Marcos Vinicius Castro. Ele havia sido indicado em janeiro pelo governador Wilson Lima, mas, precisava da aprovação de seu nome pelo Banco Central do Brasil, o que só ocorreu ontem. Castro garante que a agência irá apoiar o desenvolvimento do Amazonas, fomentando áreas importantes da economia. Como estratégia do novo governo estadual, pela primeira vez na sua história, que em 2019 comemora 20 anos, o cargo é ocupado por um funcionário de carreira da instituição.
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS TEM TERCEIRA ALTA CONSECUTIVA
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que, em março, o percentual de famílias endividadas alcançou 62,4%, um aumento de 0,9% em relação a fevereiro de 2019 e de 1,2%, se comparado a março do ano passado, quando o indicador alcançou 61,2%. Na comparação mensal, é a terceira alta mensal consecutiva e o maior patamar desde setembro de 2015. No quesito dívidas ou contas em atraso, o percentual também aumentou, na comparação com fevereiro, passando de 23,1% para 23,4%. Por outro lado, diminuiu de 25,2% para 23,4% o percentual de famílias inadimplentes ante março de 2018. Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, aumentou de 9,2% em fevereiro para 9,4% em março deste ano. Em março do ano passado, o índice havia alcançado 10,0%. Marianne Hanson, economista da Confederação responsável pela pesquisa, explica que, além da recuperação gradual das concessões de crédito e do consumo das famílias, há um fator sazonal que influi nos resultados: a incidência dos gastos extras de início de ano, ocasionando uma demanda maior por empréstimos. “Entretanto, apesar da alta do percentual de endividados, o comprometimento médio de renda com o pagamento de dívidas ficou estável, refletindo condições ainda favoráveis de juros e prazos”, contextualiza.
BRASILEIRO USA MAIS A INTERNET PARA ACESSAR AS REDES SOCIAIS
De acordo com dados apurados pelo Consumer Watch, elaborado pela Kantar, o principal uso da internet entre os brasileiros é para acessar as redes sociais (63%). Conversar com os amigos e familiares aparece em seguida (52%), enquanto que pesquisar receitas e ouvir música surgem como as demais atividades principais na rede com, respectivamente, 40% e 28% de uso. O Brasil é um dos países mais apaixonados pelas mídias sociais, se destacando quando se analisa o número de acessos diários: 39% dos internautas locais checam suas redes mais de 10 vezes. O envio de mensagens encabeça a preferência nacional. O Brasil também se destaca quando se compara o acesso dos pequenos à internet na América Latina, sendo o país onde mais crianças se conectam sozinhas à rede (58%), ficando em média 5 horas por dia online, navegando principalmente nas redes sociais.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
Add Comment