A maior polêmica do debate entre os candidatos ao Governo na noite de quarta-feira (24), em Jaru, não teve nada a ver com as propostas discutidas, mas sim, com a ausência de um dos debatedores. Confrontado pelos adversários em todos os debates anteriores sobre a forma temerária com que vem conduzindo o Estado, o governador e candidato á reeleição, Confúcio Moura, preferiu fugir ao enfrentamento, embora coordenadores de seu comitê tivessem participado da reunião preparatória, no último dia 8, e confirmado a presença do candidato peemedebista.
O debate foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Jaru, juntamente com a sub-seção da OAB local, em parceria com quatro emissoras de rádio que fizeram a transmissão ao vivo. Com o auditório totalmente lotado, as críticas mais pesadas recaíram sobre a fuga do candidato à reeleição, não só da parte dos concorrentes, como também da plateia que se manifestou contra a ausência.
O candidato da coligação Frente Muda Rondônia, Expedito Junior, lamentou o expediente utilizado por Confúcio para fugir ao debate, até mesmo por ser seu adversário mais imediato segundo apontam as pesquisas, mas aproveitou bem a oportunidade para reforçar aspectos de seu plano de governo. Os altos índices de violência tanto urbana quanto rural da região de Jaru e Ariquemes serviram de mote para uma detalhada explanação sobre suas propostas para a segurança pública. Expedito falou sobre seu Plano Estadual de Segurança, que prevê ‘tolerância zero’ para com a criminalidade, reforço do policiamento ostensivo, reativação do policiamento comunitário e valorização das forças policiais, entre outras.
Expedito fez uma abordagem ainda sobre o conceito do projeto de presídio-indústria, que ao contrário das críticas dos adversários, valoriza os agentes penitenciários. “A verdadeira ressocialização do preso só acontece se ele estiver trabalhando, estudando, mudando sua história de vida”, disse ele.
Educação
A elaboração de um Plano Estadual de Educação, com duração mínima de quatro anos e que contemple metas e custos é a base das propostas do candidato das mudanças para o setor educacional, “para que não continuemos a trocar de projeto a cada semestre, com alternativas baseadas em achismos”.
Saúde
Para reverter a atual situação e oferecer um serviço de qualidade que atenda às necessidades da população, Expedito pretende avançar nas questões operacionais, na descentralização dos recursos, adoção do registro de preços para evitar falta de insumos básicos e apoio efetivo aos municípios para que possa melhorar estruturar suas redes locais.
Outras áreas
Expedito valeu-se da ocasião para falar à imprensa sobre outros pontos de seu programa de Governo, como a recriação da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, a retomada de vários programas de fomento à produção que foram interrompidos pela atual administração, como a distribuição de sementes certificadas, melhoramento genético do rebanho leiteiro, mecanização agrícola e também a piscicultura, única atividade de fato incentivada atualmente.
Fonte: Folha Rondoniense
Add Comment