Grupo é composto principalmente por caminhoneiros e turistas
O Exército brasileiro emitiu na noite desta terça-feira um comunicado confirmando que 184 brasileiros que estavam retidos na Venezuela serão liberados em instantes.
O grupo é composto por caminhoneiros, turistas e demais brasileiros que estavam em território venezuelano e não conseguiram retornar depois que a fronteira foi fechada por ordem do presidente Nicolás Maduro, na última quinta-feira.
“Boa noite. Vamos receber 184 brasileiros vindos da Venezuela”, informou o Exército em comunicado.
Na última quinta-feira, a Venezuela fechou a fronteira com o Brasil, dois dias antes do chamado “Dia D” estabelecido pela oposição para a entrada de ajuda internacional no país. As ajudas estavam sendo concentradas em Pacaraima, Roraima, e na cidade colombiana de Cúcuta. Com a fronteira fechada, nem os caminhões venezuelanos que viriam buscar mantimentos e remédios conseguiram entrar, nem os que já estavam no Brasil e na Colômbia conseguiram regressar ao país.
O trânsito de pessoas também foi interrompido, e brasileiros e colombianos que estavam na Venezuela não conseguiram deixar o país. O vice-cônsul brasileiro em Santa Elena, Weverton Oliveira, chegou a atravessar a fronteira para o lado brasileiro nesta terça-feira e regressar para o lado venezuelano com cargas de medicamentos para atender a cerca de cem brasileiros .
Negociações com Caracas haviam conseguido, na tarde desta terça-feira, a liberação de 13 brasileiros doentes ou recém-operados que estavam na Venezuela.
FONTE: O GLOBO
Add Comment