Saiba como é o processo, que já pode ser realizado no site do governo
Vai viajar para um dos mais de 100 países que exigem o Cerficado de Vacinação contra a febre amarela? A partir de agora, já é possível emitir o documento pela internet, sem precisar comparecer em postos da Anvisa.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira (29/01) pelo governo, em comemoração aos 20 anos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Oficialmente chamado de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP), o documento agora é solicitado pelo usuário no site de serviços do governo , logo após tomar a vacina, o que pode ser feito gratuitamente em postos de saúde.
Veja os países que exigem o certificado
O usuário então abre o processo enviando os dados necessários, como documentação e a carteira de vacinação. Após o envio dos dados, a solicitação é avaliada por até cinco dias úteis. Se aprovada, o usuário recebe seu CVIP diretamente e precisa apenas imprimir e assinar no local indicado.
Segundo a Anvisa, o Brasil é o primeiro país a ofertar a emissão online do documento. Anualmente, são realizadas cerca de 730 mil solicitações.
Confira o passo a passo para obter o CVIP digital:
1º passo: Tomar a vacina em um posto de vacinação.
2º passo: Cadastrar-se e enviar a solicitação pelo site servicos.gov.br. O processo será analisado e, se aprovado, o usuário receberá uma mensagem, de acordo com os dados informados no cadastro.
3º passo: Imprimir o cartão e assinar no local indicado no certificado. Com assinatura digital, o cartão dispensa a presença física do cidadão em um posto de atendimento.
FONTE: O GLOBO
Add Comment