Mundo

Falha de sensores pode ter derrubado avião na Indonésia

Aeronave, que caiu no Mar de Java em 29 de outubro pouco depois de decolar do Aeroporto de Jacarta, levava 189 pessoas a bordo

queda de um avião da companhia aérea Lion Air na Indonésia, que matou 189 pessoas no último dia 29 de outubro, pode ter sido causada por falhas nos sensores e nos sistemas de segurança da aeronave.

É o que aponta um relatório preliminar divulgado pela Comissão Nacional de Segurança nos Transportes nesta quarta-feira (28), com base em dados de uma das caixas-pretas do Boeing 737 Max 8. O inquérito ainda não foi concluído, mas o documento aponta que falhas nos sensores fizeram o sistema de segurança do avião forçar seu nariz para baixo repetidamente, apesar dos esforços dos pilotos para corrigir o problema.

A aeronave caiu no Mar de Java pouco depois de decolar do Aeroporto de Jacarta e levava 189 pessoas a bordo. “Os pilotos podem ter ficado sobrecarregados. Se múltiplas falhas acontecem de uma vez, qual deve ser priorizada”, disse um dos investigadores, Ony Suryo Wibowo, segundo a agência AP.

O Boeing 737 Max, versão mais recente da popular linha da empresa norte-americana, possui um sistema automático que aponta o nariz da aeronave para baixo se um sensor detecta um risco de estol, quando o avião perde sustentação.

Pilotos que voaram na mesma aeronave no dia anterior relataram erros na medição de velocidade e altitude, mas conseguiram evitar um incidente mais sério ao desligar o sistema e ajustar o avião manualmente.

“Mesmo que o piloto não tenha tido tempo de falar com o engenheiro de voo, ele deveria saber de problemas enfrentados pela aeronave anteriormente”, disse Wibowo. Após a divulgação do relatório, a Boeing garantiu que o 737 Max é “seguro” – mais de 200 unidades do avião já foram entregues.

Até o momento, apenas a caixa-preta com os dados de voo foi achada, e os investigadores tentam encontrar o gravador de voz da cabine para fechar sua hipótese. O relatório também recomenda que pilotos sejam mais bem treinados para lidar com problemas técnicos nas aeronaves.

Os investigadores ainda apuram se a manutenção do avião foi feita de forma correta.

FONTE: ANSA Brasil

Comentar

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com