Melhorando nem que seja por repetição. “Repetir, repetir, até ficar diferente! Repetir é o dom do estilo” (Manoel de Barros).
MENOS DE 20% DOS ELEITORES NÃO VÃO SER IDENTIFICADOS PELO SISTEMA DE BIOMETRIA
Mais de 82% dos eleitores de Rondônia serão identificados pelo sistema de biometria nas eleições de 2018, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há 1.175.733 milhão de pessoas que devem votar este ano em Rondônia. Delas, 967.396 mil votam com biometria. Porto Velho está na liderança com 333.415 mil pessoas, representando mais de 34% dos eleitores de todo estado. Segundo o TSE, há 14 municípios de Rondônia que não vão usar o voto por biometria em 2018: Alta Floresta D’Oeste, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.
No país são 87 milhões de eleitores que têm o cadastro biométrico. Segundo o TSE, a Justiça Eleitoral quer identificar 100% dos eleitores por meio da impressão digital até 2022.
UM BOM LOCAL PARA COMER BEM
Minhas indicações procedem de experimentar e gostar, logo, vou dizer para vocês, como um grande adepto da carne de porco, que o Harad’s, o endereço é dado como Rua Herbert Azevedo, 2371, na Liberdade, porém, a porta da frente é mesmo na Rua Elias Gorayeb, tem uma costelinha de suíno perfeita! E também indico o Salsipão, um sanduíche muito maneiro. A cerveja de lá, long neck ou lata, também é bem gelada e o tratamento vip. O único senão é que você tem que escolher e pagar no caixa, mas, nada na vida é perfeito.
SEGUINDO EM FRENTE
No domingo (12) caiu na tarde uma tempestade com muitos ventos fortes que, além de causar muitos estragos e prejuízos, andou assustando os moradores da cidade. Foi muito comum as quedas de arvores, alagamentos, destelhamento de casas, ruas interrompidas com rios de sujeiras trazidas pelas correntezas de água que dificultavam o trânsito. Fui uma das vítimas da tempestade. Na minha casa uma árvore caiu, arrastou outra e levou parte de um balaústre de tijolos aparentes. Fazer o quê? Limpar e tocar a vida.
TERMOMECANICA DE MANAUS CRIA TERCEIRO TURNO
A unidade da Termomecanica em Manaus, que representa investimentos de R$ 9,8 milhões, anunciando que criou um terceiro turno de trabalho. Hoje, a unidade já opera com praticamente 100% de sua capacidade instalada. A Termomecanica, empresa, líder do setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas, do polo industrial de Manaus (AM), começou em junho de 2017. O principal produto que está sendo fabricado são os tubos de cobre ranhurados direcionados na fabricação de sistemas de ar-condicionado.
SERVIÇOS MELHORAM, MAS, RECUPERAÇÃO É LENTA
A alta de 6,6% registrada em junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do setor de serviços em comparação com a baixíssima base de maio – quando as receitas tiveram um recuo inédito de 5,0% – não deve mascarar a fraqueza da recuperação do segmento, muito menos servir como referência de tendência de recuperação do setor. Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre as atividades que compõem o setor produtivo, os serviços seguem como as que ainda apresentam maiores dificuldades em se recuperar da recessão. A taxa de aumento em junho foi um avanço pontual, decorrente da fraca base comparativa, levando a entidade a reduzir de 1-3% para -0,5% a expectativa do comportamento do setor em 2018. Contribuem para esse cenário a menor previsibilidade proveniente das indefinições do quadro político e seus reflexos sobre o câmbio e os investimentos. “Além do fraco nível geral de atividade econômica interna, a carência de investimentos ainda se coloca como um obstáculo à recuperação das atividades contempladas na PMS, uma vez que a maior parte das receitas geradas tem origem na prestação de serviços entre as empresas”, explica Fabio Bentes, economista-chefe da CNC.
OS CHINESES VEM POR AÍ
A América Latina é o centro da segunda fase da Iniciativa Cinturão e Rota, ambicioso projeto da China para intercâmbio comercial e cultural. No sábado (11), o cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang, recebeu integrantes da academia, do corpo consular e da mídia para falar sobre Cinturão e Rota e sobre a parceria Brasil–China. Afirmou que os chineses vão incrementar parceria visando inovação, colaboração cultural e na área de segurança, onde o cônsul enxerga um obstáculo ao incremento do turismo,
em especial no Rio de Janeiro. Os chineses sempre planejam bem ( e a longo prazo) e possuem a capacidade de implantar o que planejam graças à sua disciplina. O comércio com países interligados pelo Cinturão e Rota cresce acima da média, assim como os investimentos da China para atender a seus objetivos. Não se enganem os chineses vem aí! E até em Rondônia já se começa a sentir suas presenças.
DIAS DOS PAIS TEVE MELHOR DESEMPENHO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS
As vendas na semana do Dia dos Pais apresentaram o melhor desempenho dos últimos seis anos, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O comércio cresceu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No final de semana do Dia dos Pais (10 a 12 de agosto), houve um aumento de 1,1% na comparação com o final de semana equivalente do ano passado (11 a 13 de agosto). Para os economistas da Serasa Experian, embora positivo, o resultado foi mais fraco que no Dia das Mães (alta de 5,7%) e empatou com o dia dos Namorados (alta de 3,9%). Para a empresa, o resultado demonstra que o consumidor ainda se mantém cauteloso em relação à expansão de seu nível de gastos diante das incertezas econômicas.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment