Teia Digital

Na América Latina predomina a alimentação em casa – Por Sílvio Persivo

E da lua também. “Não tenho certeza de nada, mas, a visão das estrelas me faz sonhar” (Vincent van Gogh).

III ENEPA TEM PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) e os Departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Ciências da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promovem, no período de 17 a 19 de outubro de 2018, em Porto Velho, o III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (EnEPA). A Conferência de Abertura, no dia 17 de outubro, será proferida pelo professor doutor José Roberto Kassai (FEA/USP), que abordará o tema ”Relato Integrado e Sustentabilidade”. O prazo para submissão de trabalhos é 12 de agosto e deve ser feito através do portal eletrônico do evento em http://www.enepa.unir.br/. O tema desta edição é “Gestão e Desenvolvimento: desafios e Perspectivas”.     O objetivo do III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia é o de debater e trocar de experiências entre pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação e discentes de graduação de Administração, Contabilidade, Ciência da Informação e Economia. Para mais informações, acesse http://www.enepa.unir.br/.

RESTAURANTE MACAXEIRA

O tradicional restaurante Macaxeira é, para quem vai a Guajará-Mirim, ponto indispensável para se comer um peixe de qualidade. No entanto, muitas pessoas não sabem que também em Porto Velho, na rua Reverendo Elias Fontes, 1481, entrando na rua da Caixa Econômica Federal, a partir da avenida Vieira Caúla, no bairro Agenor de Carvalho, você encontra o Macaxeira de Porto Velho, que também serve peixes de alta qualidade. Tanto o peixe frito de lá, como a caldeirada, são uma delícia. Com a grande vantagem de um ambiente com ar condicionado-necessário nesses dias muito quentes. Mais informações podem ser obtidas pelos celulares (69) 99284-3154 e 98426-2130.

SESI SEDIA 1ª CAMPUS PARTY DA REGIÃO NORTE

O Sesi Clube da Avenida Rio de Janeiro será palco, de 1 a 5 de agosto, da primeira Campus Party Rondônia, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil. E o Sistema Fiero irá expor os serviços ofertados pelo Sesi, Senai e IEL, como educação profissional, educação básica e robótica, promoção da saúde, capacitação empresarial, estágio, entre outros, bem como três palestras sobre temas relevantes e atuais, como Indústria 4.0. Segundo a organização, o evento pretende integrar cada vez mais a Amazônia ao mundo digital, para que os jovens possam defender o ponto de vista tecnológico, econômico e ainda aprender mais sobre tecnologia. A expectativa é que 30 mil pessoas passem pela Campus Party e que de 2 a 3 mil pessoas participem do festival profissional de tecnologia. O superintendente do Sesi-IEL-RO e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago ressaltou a importância de sediar evento tão grandioso e que visa mostrar o potencial de tecnologia que a Região Norte possui.  Santiago frisou a importância do evento para a região. “A iniciativa traz o que há de mais moderno em tecnologia da informação e novas tendências para a região e estados vizinhos”.

NA AMÉRICA LATINA PREDOMINA A ALIMENTAÇÃO EM CASA

Segundo a Kantar Wordpanel, os latino-americanos gastam 8% de seu tempo – pelo menos duas horas por dia – preparando refeições para si e suas famílias. As pessoas passam mais tempo diante do fogão no Equador e na Bolívia. Segundo o levantamento, os consumidores da região fazem, em média, 4 refeições ao dia, sendo o almoço a mais importante para 54% dos domicílios, seguido pelo café da manhã, que aparece com 36% no ranking de relevância. Ainda de acordo com os dados, 82% da população cozinha todos os dias em casa, sendo que 63% come algo entre as refeições, sendo os argentinos e os peruanos os maiores adeptos da prática. Muitas pessoas (58%) tanto almoçam quanto o jantam em casa todos os dias, comportamento comum especialmente na Venezuela, América Central e Bolívia. Apenas um em cada 10 lares pedem entrega de comida – isto é mais comum quando as mães trabalham. Ainda que os comportamentos tenham mudado bastante nos últimos tempos, em 93% dos domicílios latino-americanos a mulher é a responsável pela preparação das refeições. Os homens cozinham em 13% das famílias da região – chegando a 23% na Argentina – enquanto as filhas e os filhos participam ativamente da culinária em 15% das famílias. Nos lares onde a mãe trabalha, 15% dos maridos e 19% das crianças cozinham. Nos lares com 3 gerações, as avós também ajudam na tarefa, sendo 16% na Venezuela e 8% no Peru e na Colômbia. As pessoas na América Latina procuram por refeições equilibradas, fáceis e rápidas de preparar: 40% consideram o equilíbrio nutricional quando escolhem o que cozinhar, enquanto 40% querem alimentos fáceis de fazer, enquanto 34% optam por aquilo que é mais fácil de preparar. Em toda a região, 21% dos domicílios usam produtos que facilitam o cozimento – na Argentina, o índice vai a 35%. Os consumidores ainda estão ansiosos para comer as receitas da família que desfrutam por gerações, e a tradição é uma prioridade para mais de um quarto das pessoas (28%), principalmente na América Central, Equador e Brasil. Por causa da preocupação com a saúde, 30% dos consumidores latino-americanos mudaram seus hábitos alimentares no ano passado. Eles aumentaram o consumo de frutas e vegetais e reduziram o sal (20%), açúcar, frituras e carne vermelha, sendo que 5% parou de comprar refrigerantes e 4% parou de beber álcool. Enquanto 7% dos lares reduziram a quantidade de produtos lácteos em sua dieta, 4% aumentaram para tirar partido dos benefícios de uma dieta rica em cálcio. As informações são de Ana Carolina Rodrigues da AD Comunicação& Marketing.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com