Mortes ocorrem horas antes da inauguração da nova embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém; manifestações também têm vários feridos
Pelo menos 18 palestinos foram mortos em protestos na faixa de Gaza nesta segunda-feira (14), horas antes da inauguração da nova embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém. O número foi confirmado pelo Ministério da Saúde de Gaza, segundo a agência de notícias ANSA.
Entre as vítimas estaria o jovem Hamdan Qudeih, 21 anos, que foi morto a tiros, e mais de 900 palestinos feridos.
Os conflitos entre os manifestantes e o Exército de Israel tiveram início na Cisjordânia, principalmente em Belém e Hebron, mas foram registrados em outros locais também, como Kalandia, ao norte de Jerusalém. O exército fortaleceu sua presença ao longo da fronteira com mais dois batalhões.
A decisão do presidente Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel rompeu com décadas de neutralidade dos Estados Unidos sobre a questão e gerou a onda de protestos.
No domingo (13) à noite, o premiê israelense Benjamin Netanyahu recebeu toda a delegação dos Estados Unidos enviada pelo chefe da Casa Branca e definiu o momento como “histórico e corajoso”.
FONTE: R7.COM
Add Comment