A produção de arroz em Rondônia deve subir 3,8% na safra 2017/2018 e atingir a marca de 124,5 mil toneladas, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O bom desempenho da produção acontece em uma área cultivada de apenas 38,4 mil hectares, menor em 5,4% do que a registrada na safra passada. Os dados são do 7º Levantamento da Safra de Grãos publicado nesta semana pela Conab.
O aumento é resultado da boa produtividade da cultura no estado, que poderá chegar a 3.243 kg/ha, cerca de 10% superior ao índice de 2.956 kg/ha registrado na safra passada. As condições climáticas favoráveis na época do plantio e os investimentos em novas tecnologias por parte dos produtores impactaram de maneira positiva no cultivo do grão.
Outro destaque positivo é a soja, que deverá registrar aumento de área, produtividade e produção, chegando a uma colheita superior a 1 milhão de toneladas. A boa rentabilidade para o produtor tem motivado a ampliação do plantio da oleaginosa no estado.
Por outro lado, a área de cultivo de milho deverá cair em mais de 7% na safra atual, devido aos preços menos atrativos no mercado, chegando a 182,7 mil hectares. Mesmo assim a produção deve chegar a 771 mil toneladas, não apresentando uma diminuição tão forte, uma vez que a queda da área plantada deverá ser compensada pela boa produtividade no milho 2ª safra.
Já o feijão deverá registrar queda tanto na área como na produtividade, o que deverá resultar numa produção de 12,3 mil toneladas – índice 34,2% inferior a safra passada. Os dados estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o estudo completo.
FONTE: RONDONIAGORA.COM
Add Comment