Antes de vir à tona a revelação de dados irregularmente compartilhados pela Cambridge Analytica, o Facebook pediu para vários hospitais dos EUA compartilharem dados anônimos de seus pacientes, como informações sobre doenças, para um projeto de pesquisa e possível rastreamento posterior. As informações são da CNBC.
Segundo a reportagem, o objetivo era obter informações que facilitassem o acesso a cuidados especiais ou tratamento, com base nas necessidades específicas dos pacientes.
Segundo uma pessoa familiarizada com o projeto, dados seriam cruzados até se saber informações como a identidade da pessoa, sua idade, a doença que tem ou teve, quais medicamentos ingeriu e quantas vezes foi encaminhada ao hospital.
O foco inicial do projeto, liderado por um cardiologista, era cirurgia cardiovascular. O plano era considerado secreto e a utilização das informações seria de maneira confidencial.
Um porta-voz do Facebook, no entanto, garantiu que o projeto não seguiu adiante e que nenhum nome obtido foi compartilhado. As pessoas, porém, se recusaram a ser indicadas, mesmo informadas a respeito do caráter de confidencialidade do projeto.
FONTE: R7.COM
Add Comment