O nível, no entanto, está dentro do previsto pela Defesa Civil para 2018, que é de até 17,2m
As chuvas intensas na região do Acre e divisa com a Bolívia e em Rondônia fizeram o volume do rio Madeira atingir a marca dos 16,56m na manhã desta terça-feira (27) em Porto Velho. A lâmina indica que o rio está a apenas 34 centímetros do nível de transbordamento. O nível, no entanto, está dentro do previsto pela Defesa Civil para 2018, que é de até 17,2m.
Outro fator para o aumento do nível é que os córregos da capital também encheram por causa das chuvas e todos eles deságuam no rio Madeira. Segundo a Defesa Civil aproximadamente 25 famílias já foram desalojadas das áreas de risco e colocadas em abrigos. O monitoramento segue diariamente em várias áreas da zona urbana e ribeirinha para evitar acidentes e a perda de vidas por causa da inundação.
Baixo Madeira
O diretor da Defesa Civil informou que as famílias que residem nos distritos Boa Hora, Mutuns e Ressaca estão ilhados por causa do aumento das águas. A prefeitura disponibilizou barracas e água mineral para os moradores que foram afetados.
Na comunidade de Boa Fé, no Médio Madeira, o terreno de uma residência foi isolado por causa do desmoronamento de terra provocado pelos banzeiros de água que está aumentando cada vez mais.
Plano de Contingência
A Defesa Civil informou que, o plano já está sendo colocado em ação muito antes do anúncio da cota de alerta, 14 metros, com sinalização de locais vulneráveis a desbarrancamento e monitoramento de famílias em área de risco. Os dados do Sipam também foram adicionados ao plano.
Segundo Marcelo Santos, o plano contempla um conjunto de ações que envolvem todas as secretarias do município e do estado, além de outras organizações, com o objetivo de preparar o município contra uma nova inundação ou mesmo prestar socorro às famílias conforme houver necessidade.
FONTE: ASSESSORIA
Add Comment