Newton Ishii ficou famoso por aparecer ao lado de presos notáveis da Lava Jato e também foi condenado por corrupção e facilitação de contrabando
O “Japonês da Federal”, agente da Polícia Federal Newton Ishii, se aposentou. Ele ficou famoso pelas aparições dos presos mais notáveis da Operação Lava Jato.
A portaria com a concessão do benefício foi publicada no Diário Oficial e é datada de 22 de fevereiro. Segundo a PF, ele já deixou o cargo.
O empresário Marcelo Odebrecht, o ex-deputado Pedro Corrêa, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entre outros alvos da Lava Jato que foram presas na investigação que apura desvios na Petrobrás, estão entre aqueles que foram escoltados pelo “Japonês da Federal” ao cárcere da PF em Curitiba – origem e base da grande investigação.
Com a imagem muitas vezes atrelada às ações da Lava Jato, Ishii chegou a inspirar marchinhas e máscaras no carnaval de 2016. “Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o Japonês da Federal”, diz a música.
O agente da PF também tinha suas pendências judiciais. Em 2009, foi condenado por corrupção e descaminho por supostamente facilitar entrada de produtos contrabandeados do Paraguai. O Superior Tribunal de Justiça chegou a referendar a decisão de primeira instância, rejeitando recurso de Ishii.
Newton Ishii começou a trabalhar na Polícia Federal em 1976. Mas ficou famoso quando começou a Operação Lava Jato, em 2014.
Figura presente na condução de presos como Marcelo Odebrecht, João Vaccari e José Dirceu, o “Japonês da Federal”, como ficou conhecido, era um símbolo do combate à corrupção
FONTE: R7.COM COM ESTADÃO CONTEÚDO
Add Comment