O professor Luizmar Oliveira das Neves, docente do ensino superior na capital representando um numeroso grupo de Professores de Faculdades de Rondônia, foi o autor da ação apresentada no MPT – Ministério Público do Trabalho – RO e no TRT-14 – Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – RO/AC em desfavor da atual diretoria do Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO). Conforme consta nos autos, é questionada a escolha da diretoria atual da entidade, uma eleição que deveria ser realizada no primeiro semestre deste ano, mas foram antecipadas para setembro do ano passado sem a ciência da categoria. Na inicial o professor questiona também a regra do estatuto do sindicato que permite a antecipação do pleito, que a norma foi inserida no dispositivo em 2010, em sessão supostamente irregular.
Ainda de acordo com o processo, o grupo atual está à frente da entidade desde maio de 2009 e a atuação da atual diretoria trouxe “graves prejuízos para os professores, com expedientes antidemocráticos e antissindicais”. É reclamado sobre a falta de diálogo com a categoria, da celebração de acordos coletivos “atípicos e visivelmente direcionados” e das dificuldades encontradas pelos professores para a filiação ao sindicato e assim consequentemente a representatividade.
Todas as acusações e reivindicações dos professores foram levadas também ao MPT-RO, para o estudo da propositura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC ou o eventual ajuizamento de Ação Civil.
Em audiência, na 7ª vara no TRT-RO na capital, neste último dia 09 (nove) o juiz homologou um termo de acordo onde o atual presidente do sindicato se comprometeu a publicar edital convocando toda a categoria para assembleia geral extraordinária que acontecerá no dia 22/06/2014 às 16:00 hs para nomeação de uma Junta Governativa que irá administrar o sindicato até a eleição e posse da nova diretoria, conselho fiscal do sindicato e aprovação de novo estatuto social, em data a ser definida pela assembleia.
Procurado para dar esclarecimentos sobre a ação e esta representatividade perante os professores do ensino superior de Rondônia, o professor Luizmar disse que o processo para a realização desta nova eleição foi muito complicado e que teve muita dificuldade, mas que como sindicalista nato não desiste jamais da luta.
O professor Luizmar é Agente de Passagem e Analista de Sistemas em duas empresas de Transporte, é professor do Curso de Sistemas de Informação em duas instituições, é Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Governança em Tecnologia da Informação e Pós Graduado em Gestão Pedagógica do Ensino Superior.
“Sou da época do grêmio estudantil no colégio Rio Branco aqui em Porto Velho, sempre fui líder de classe no ensino médio, capitão do time de futebol quando adolescente, do movimento sindical desde 2010, Delegado Sindical Efetivo da Central Única dos Trabalhadores – CUT-RO, Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Rondônia, já participei de vários cursos de formação sindical e participo de mais ou menos 20 negociações coletivas por ano, tanto pelo SINTTRAR com o presidente Da Silva quanto pela CUT-RO acompanhando o presidente Itamar Ferreira os quais estão ajudando neste processo de retomada deste esquecido sindicato e que agora será dos professores” disse o professor sindicalista Luizmar Neves.
Ressalta ainda que sozinho não consegue fazer nada, que além da CUT e o SINTTRAR tem vários outros professores, a CONTEE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino que estão ajudando neste processo, que precisa da experiência de todos, pois agora o sindicato será uma conjuntura a fim de beneficiar a categoria.
SINTTRAR RO
Diretor de Comunicação
69 9981 6273
Add Comment