Mundo

Presidente da Turquia chama Israel de Estado de ocupação a líderes muçulmanos

Erdogan pede que Jerusalém Oriental seja reconhecida capital palestina. A líderes muçulmanos, presidente turco chama Israel de ‘Estado de ocupação’ e ‘terrorista’

 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fez um fervoroso discurso a governantes muçulmanos nesta quarta-feira, reivindicando que a comunidade internacional reconheça Jerusalém Oriental como “capital da Palestina”. Ele chamou Israel de um “Estado de ocupação” e “terrorista”, em dias de alta tensão provocada pelo reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital israelense. Com a decisão de Trump, “Israel foi recompensada por todas as atividades que realiza”, continuou Erdogan, garantindo que “nunca renunciará” a exigir “uma Palestina soberana e independente”.

— Israel é um Estado de ocupação. Além disso é um Estado terrorista — declarou Erdogan durante a abertura da reunião da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) em Istambul. — Convido os países que defendem o direito internacional e a Justiça a reconhecer Jerusalém ocupada como capital da Palestina.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, acusou Trump de ter “oferecido Jerusalém como presente ao movimento sionista”, indicando que os Estados Unidos não têm nenhum papel a desempenhar no processo de paz.

— Jerusalém é e continuará sendo eternamente a capital do Estado da Palestina. E, sem isso, não haverá paz, nem estabilidade — acrescentou Abbas em seu discurso na cúpula.

Com apoio da base evangélica americana, o anúncio de Trump em 6 de dezembro passado provocou uma condenação quase unânime no mundo, assim como manifestações de revolta e indignação em muitos países do Oriente Médio. O encontro desta quarta-feira até o momento sinaliza a reação unificada mais forte contra a decisão americana.

Em resposta às críticas, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, saiu em defesa de Trump, afirmando que sua decisão fará o processo de paz avançar no Oriente Médio. Em sua opinião, Trump é o primeiro presidente americano que teve a “coragem” de aplicar uma lei adotada no Congresso em 1995, que previa a transferência da embaixada americana de Tel Aviv a Jerusalém, mas que foi sistematicamente prorrogada por todos os presidentes desde então.

Presidente em exercício da OCI, Erdogan espera unificar o mundo muçulmano contra a decisão americana. A tarefa não será fácil, porém, já que a região se encontra profundamente dividida. Somado a isso, vários países — como a Arábia Saudita — buscam cultivar boas relações com o governo Trump, tendo como pano de fundo a hostilidade em relação ao Irã.

Para os dirigentes da Arábia Saudita e de outros países do Golfo, frear a influência do Irã “é mais importante do que tomar medidas ofensivas que possam pôr em risco as relações com Washington”, acrescenta o especialista.

No fim de semana passado, a Liga Árabe se limitou a uma condenação verbal, pedindo aos Estados Unidos que “anulem sua decisão sobre Jerusalém”.

Entre os líderes que participam da cúpula, estão o presidente iraniano, Hassan Rohani; o rei da Jordânia, Abdallah II; o emir do Catar, xeque Tamim ben Hamad Al Thani; e o presidente da Venezuelano, Nicolás Maduro. Acusado de cometer genocídio em Darfur, O presidente do Sudão, Omar El Bechir, também está na cúpula. O Egito, que vive tensões com a Turquia, mas quis estar presente em uma cúpula sobre a questão de Jerusalém, enviou seu chanceler, Sameh Choukry. A Arábia Saudita está representada por seu ministro das Relações Exteriores, Nizar Madani.

Com essa cúpula, Erdogan busca reforçar sua imagem de defensor dos muçulmanos no mundo, como os palestinos, ou os rohingyas que fogem de Mianmar.

FONTE: O GLOBO

 

 

 

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com