Dados do IBGE apontam que redução pode ser atribuída à epidemia de zika e à crise econômica que se abateram sobre o País no ano passado
Um dos locais que apresentaram maior redução foi Pernambuco, com menos 10%. O Estado foi um dos principais focos da epidemia de zika.
A longo prazo, o número aponta para uma tendência de envelhecimento progressivo da população brasileira. De acordo com previsões do próprio IBGE, o número de pessoas acima dos 64 anos no Brasil deve passar de 16 milhões em 2015 para 48 milhões em 2050.
A pesquisa mostrou também que o número de casamentos civis registrou um decréscimo de 3,7% em geral. As exceções foram no Sudeste e no Centro Oeste, onde houve aumento no número das uniões homossexuais. Os divórcios subiram 4,7% em 2016.
As Estatísticas do Registro Civil confirmam ainda uma tendência já apontada em outros estudos do IBGE. As mortes violentas de homens de 15 a 24 anos foram reduzidas significativamente em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco, entre 2006 e 2016.
Essa contagem, porém, cresceu 171% na Bahia e em outros Estados do Nordeste e do Norte, onde os homicídios explodiram.
Fonte: Estadão
Add Comment