Brasil

Movimento pela educação busca erradicar o analfabetismo em Rondônia

Estado tem cerca de 130 mil pessoas que não sabem escrever o próprio nome. Número de analfabetos funcionais ultrapassa os 270 mil em Rondônia, segundo coordenadora.

analfabetismo, seus efeitos na sociedade e como erradicá-lo foi a tônica das palestras realizadas na noite da última terça-feira (30), em Porto Velho, durante um seminário promovido pelo projeto Movimento Rondônia pela Educação. O evento reuniu docentes, acadêmicos de diversos cursos e vários outros membros da comunidade para discutir o assunto.

O objetivo, segundo a coordenadora do projeto, Raquel Volpato Serbino, é conscientizar educadores e a sociedade em geral quanto ao problema, encorajando-os à adesão na luta pela erradicação do analfabetismo em todos os níveis sociais. “Temos vários parceiros imbuídos na causa. Primeiro identificaremos quem são e onde estão os analfabetos para então começar a aplicar programas educacionais voltados a esse público, a princípio em Porto Velho”, explicou.

Raquel Volpato Serbino alerta para o elevado número de analfabetos em Rondônia, 130 mil (Foto: Toni Francis/G1)

Raquel Volpato Serbino alerta para o elevado número de analfabetos em Rondônia, 130 mil (Foto: Toni Francis/G1)

Rita Ramalho, que integra o Comitê Técnico Acadêmico, disse que, além de abordar temas relacionados aos principais causadores do analfabetismo em Rondônia, o seminário deu enfoque às estratégias que serão utilizadas para que os índices de abandono escolar possam ser diminuídos.

Em todo o estado, de acordo com Raquel Volpato, foram identificados cerca de 130 mil pessoas que se quer sabem escrever o próprio nome. Também foram detectados mais de 270 mil casos de analfabetos funcionais, que sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar o que lê. “Já tivemos alguns avanços, temos números, mas agora queremos saber quem são essas pessoas para chegar até elas”, acrescentou.

Rita Ramalho diz que a academia e a população são chamadas para debater a questão  (Foto: Toni Francis/G1)

Rita Ramalho diz que a academia e a população são chamadas para debater a questão (Foto: Toni Francis/G1)

O Seminário ‘Alfabetização e Qualidade’ foi realizado na noite de terça-feira, no auditório de uma faculdade particular de Porto Velho, com inscrições gratuitas. O evento foi realizado pelo projeto Movimento Rondônia pela Educação, que é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) desde 2016.

 Fonte: G1

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]