A professora Miriã Veiga,professora da UNIR, e as alunas Amanda Cabral e Lu Morais alunas da UNIR, estiveram nesta semana no gabinete do deputado Estadual Claudio Carvalho onde foram buscar ajuda do deputado para reabertura da Biblioteca publica estadual Dr Jose Pontes Pinto.
Conforme a professora Miriã, a Biblioteca estadual esta fechada desde o ano de 2000, e funcionava na Avenida Farquar, com Pinheiro Machado, local onde hoje funciona a SEPLAN, e todo o acervo esta no prédio do Relógio, há a necessidade urgente de se estruturar o local com moveis e equipamentos.
O deputado Claudio Carvalho, explicou que essa questão da Biblioteca estadual já foi objeto de sua preocupação no ano passado, pois já apresentou propositura na ALE, para melhorias da Biblioteca, e que vai contactar os órgãos responsáveis pela Cultura do estado para ajudar no que for preciso. o deputado lamentou que nossa biblioteca estadual esteja numa situação critica dessa.
Veja matéria sobre a Biblioteca Dr José Pontes Pinto
Publicada no site da ALE.R0. em 03.07.2013
Cláudio Carvalho solicita projeto de extensão para implementação de Biblioteca Pública Estadual
O deputado Cláudio Carvalho explicou que a biblioteca Dr. José Pontes Pinto é a única biblioteca estadual que possui um acervo rico, em especial História e Geografia regional, de grande importância não apenas para professores e alunos, mas para todos que buscam o conhecimento.
O projeto de recuperação do prédio aonde funcionará a biblioteca já se encontra no DEOSP – Departamento de Obras Civis e Serviços Públicos, aguardando apenas o prédio ser desocupado pela SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, sendo necessário viabilizar a aquisição de mobiliário para que seja preservado o acervo da biblioteca, que já mudou de vários locais, estando hoje numa sala do Prédio do Relógio.
“Conservar este acervo é de vital importância já que é parte essencial da nossa cultura e é a ação mais importante que nos cabe, pois sabemos que o livro detém em suas folhas a memória do que fomos e ainda estimula a imaginação da nossa estória,” destacou o deputado. O parlamentar conclui reforçando que é necessário que se busque instalar este espaço que permitirá não apenas o exercício da democracia ao colocar o conhecimento ao alcance de todos, mas permitirá um acesso sem limites a esse conhecimento.
ALE/DECOM – [ Paulo Ayres / Estagiária de Jornalismo Juliane Sobrinho de Souza ]
Da Redação Folha
Add Comment